Uma das grandes preocupações da mídia, dos governantes e da sociedade em geral com o meio-ambiente diz respeito à emissão de gás carbônico, um dos responsáveis pelo efeito estufa causador do aquecimento global. Dentre as várias formas de emissão do gás carbônico, encontra-se a que é realizada pelo corpo humano no processo respiratório, em que o gás oxigênio é inspirado e o gás carbônico é expirado. Para determinar a quantidade de CO2 expirado por um ser humano adulto, foi realizado um teste reagindo-se esse gás com o hidróxido de bário, em que se observou, em 20 minutos, a produção de 59,1 g de carbonato de bário. Dados: Ba = 137,3; C = 12; O = 16. Usando-se a equação dessa reação química para determinar o volume desse gás, nas CNTP, que uma pessoa adulta libera, é correto afirmar que em 1 hora, o volume de CO2 liberado é de aproximadamente
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Em 1 hora, o volume de gás carbônico liberado é de aproximadamente 20,13 litros.
Primeiro vamos escrever a equação química balanceada:
⇒
Logo, 1 mol de cada reagente forma 1 mol de cada produto.
Temos que a massa molar do carbonato de bário é 197,3 g/mol. Como em 20 minutos há formação de 59,1 g, teremos que em 1 hora haverá a formação de 177,3 g, o que corresponde portanto a 0,90 moles.
Assim, sabendo que 1 mol de um gás na CNTP ocupa um volume de 22,4 litros, teremos que 0,90 moles do mesmo corresponde a, aproximadamente 20,13 litros.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Física,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás