um professor recebe uma crítica da equipe técnico-pedagógica alegando que seu trabalho não atende às necessidades dos alunos.
O coordenador da escola sugere que este professor faça uma análise do currículo e pense na diversidade de seus alunos.
Pensando que você é esse docente como você usaria o currículo para reorganizar seu trabalho?
Soluções para a tarefa
Resposta:A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular depende da preparação da comunidade escolar para promover a participação de todos os alunos. Foi objetivo deste estudo conhecer, do ponto de vista do professor do ensino fundamental da rede pública municipal, as estratégias pedagógicas que utilizavam para a inclusão de crianças com deficiência na classe comum. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais e, posteriormente, grupais com 11 professores de cinco escolas, um representante do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão e um coordenador pedagógico. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Após diversas leituras foi possível identificar como temáticas principais: sentidos e imaginários do professor sobre a deficiência, formação do professor para efetivação do processo de inclusão, bem como a utilização de estratégias pedagógicas diferenciadas e formação de rede de apoio na escola. Os entrevistados utilizavam estratégias gerais como aula expositiva, debates, e específicas como: avaliação dos alunos, adaptação do material, atividades em duplas, parceria com o professor da sala de apoio e acompanhamento à inclusão. Parte dos entrevistados trouxe uma visão com relação aos alunos com deficiência permeada de possibilidades, acreditando no potencial de aprendizagem dos mesmos, enquanto para outros, o discurso centrou-se, sobretudo, na impossibilidade da aprendizagem. Os docentes identificaram a necessidade de apoio institucional para seu trabalho, incluindo possibilidades de formação a partir das demandas cotidianas. Responder às necessidades levantadas é parte dos desafios para implementar a Educação Inclusiva na perspectiva da Educação para Todos, para a efetivação dos direitos de crianças com necessidades educacionais especiais.
Explicação:
Para fazer uma reorganização do trabalho considerando o currículo escolar uma das etapas seria revisar os planejamentos de aulas considerando os conteúdos administrados nas salas de aula.
Considerando que uma boa aula pode ser analisada sobre diversos aspectos, um dos aspectos mais interessantes é o uso de ferramentas e recursos, como os tecnológicos, podem ajudar na exploração dos mais diversos assuntos e no desenvolvimento do senso crítico dos alunos.
Um domínio sobre o conteúdo ministrado e a melhor forma de compartilhar é essencial para uma boa execução de aula. O planejamento e o conteúdo presente no currículo escolar devem ser aspectos a serem considerados.
Saiba mais sobre o currículo escolar em https://brainly.com.br/tarefa/21613517
Espero ter ajudado.