um passageiro imprudente está sentado no banco de trás de um automóvel em movimento uniforme sem o cinto de segurança no mesmo em que o motorista faz uma curva fechada Para direita para o passageiro se choca contra a porta esquerda explica o fato baseado em leis físicas
Soluções para a tarefa
Espero que tenha ajudado.
Bons estudos.
Boas Festas =D
Resposta:
Explicação:
A Primeira Lei de Newton, ou lei da Inércia, diz que a tendência dos corpos, quando nenhuma força é exercida sobre eles, é permanecer em seu estado natural, ou seja, repouso ou movimento retilíneo e uniforme.
Na ausência de forças, um corpo em repouso tende a ficar em repouso e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme
Inércia: a primeira lei de Newton
Também no século XVII, após estabelecido o conceito de inércia por Galileu, Newton, em seu livro Princípios matemáticos da filosofia natural, formulou as leis básicas da mecânica, que hoje levam seu nome e são conhecidas como as Leis de Newton. Essas leis, também conhecidas como as leis dos movimentos, relacionam movimento e força. Concordando com as ideias de Galileu, de que um corpo pode estar em movimento mesmo que nenhuma força atue sobre ele, Newton tomou-as como base para o enunciado de sua primeira lei, conhecida como Lei da Inércia.
Lei da Inércia: tendência que os corpos possuem em permanecer em seu estado natural de repouso ou em movimento retilíneo e uniforme.
Para exemplificar, imaginem a seguinte situação: quando uma família viaja em um automóvel em movimento retilíneo e uniforme em relação à Terra e, por algum motivo, o motorista freia bruscamente, todos que estão no carro são atirados para frente em relação ao carro. Isso ocorre em virtude da inércia, isto é, da tendência que todos têm de manter a velocidade constante em que o carro vinha trafegando em relação à Terra.
Em resumo, na ausência de forças:
Um corpo ou objeto parado, em razão de sua inércia, tende a permanecer em repouso;
Uma vez iniciado o movimento, a tendência do corpo é permanecer em movimento retilíneo e uniforme.
no caso em relação ao carro na curva fechada é compreensível dizer que é a lei da inercia pois dependendo da sua velocidade o motorista freia o carro para fazer a curva sendo que quase derrapa. isso faz com que uma força lateral exerce força desequilibrada em relação ao peso e a força da cabeça do motorista.