Um paciente que sofreu uma lesão encefálica, embora não apresentasse nenhum déficit motor, sensorial ou de comportamento, evoluiu, dentre outros sinais e sintomas, com dificuldade para planejar o movimento e dificuldade em reconhecer objetos usando a visão. Esses sintomas são denominados, respectivamente:
Soluções para a tarefa
O paciente, após lesão encefálica, apresenta-se com um quadro de agnosia visual e apraxia.
- Agnosia visual: incapacidade de reconhecer objetos a partir da visão.
- Apraxia: distúrbio no qual o paciente perde a capacidade de executar o planejamento motor.
Lesões encefálicas
As lesões encefálicas podem acontecer pelas mais diversas causas, em vários locais anatômicos, cada um deles provocando sinais e sintomas diferentes entre si. Para determinar a topografia da lesão, deve-se ter conhecimento prévio da neuroanatomia funcional.
Regiões do córtex cerebral são as áreas primárias e secundárias responsáveis por funções neurológicas no geral, que estão interligadas entre si. Tomando como exemplo o paciente acima, suas lesões provavelmente ocorreram no lobo parietal e lobo frontal.
A lesão do lobo parietal (área secundária da visão), levou ao desenvolvimento da agnosia visual, pois essa área se conecta com o lobo occipital (área primária da visão), e assim realiza o processamento dos impulsos que vêm do olho para o córtex.
A lesão do lobo frontal ocorreu em área motora secundária, e por isso há prejuízo no planejamento motor. Caso ocorresse lesão em área motora primária (também no lobo frontal), haveria déficit motor.
Leia mais sobre lesões no sistema nervoso central em: https://brainly.com.br/tarefa/48798066
#SPJ9
Resposta: Apraxia e agnosia visual
Explicação: Gabarito Simulado Estácio
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,,,,,.,.,.,.