Um múltiplo de um número A qualquer é todo valor que resulta da multiplicação de um número natural com o número A. Então podemos pensar que os múltiplos de um número são aqueles que estão na "tabuada" desse número. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O 3 é múltiplo de 14.
b) O 3 e 12 são números primos.
c) O mínimo múltiplo comum de 6 e 16 é 48.
d) O máximo divisor comum de dois números primos entre si é 2.
Soluções para a tarefa
Resposta:B
Explicação passo-a-passo:Múltiplos são todos os resultados da multiplicação entre um número e ... é resultado da multiplicação entre o segundo e algum número natural. ... Se esse número existir, podemos dizer que y é um divisor de x e podemos escrever: x = n ... qualquer y é divisor de outro número x é observar o resultado da divisão de x por y.
Conforme as definições de múltiplos, máximo divisor comum e de mínimo múltiplo comum, temos que, a afirmação correta é a da alternativa c.
Alternativa a
O número 3 não é um múltiplo de 14, pois não existe um número inteiro x tal que, 14*x = 3. Portanto, a afirmação é falsa.
Alternativa b
O número 12 é um múltiplo de 1, de 2, de 3, de 6 e de 12 e para que um número seja considerado primo devemos ter que ele possui apenas dois divisores distintos, o 1 e ele mesmo. Logo, 12 não é primo e a afirmação é falsa.
Alternativa c
Fatorando 6 e 16, obtemos:
6 = 2*3
16 = 2*2*2*2
Multiplicando os fatores distintos, temos que, o mínimo múltiplo comum de 6 e 16 é:
2*2*2*2*3 = 48
A afirmação é verdadeira.
Alternativa d
Dois números são primos entre si se possuem apenas o 1 como divisor comum, portanto, a afirmação é falsa.
Para mais informações sobre máximo divisor comum, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/42697928
#SPJ2