Um morador de Rio Branco, capital do Acre, partiu de sua cidade em uma viagem de avião em direção a Brasília às 14h do dia 15 de junho. Considerando as informações do texto e que a duração da viagem foi de 4 h, quando ele desembarcou em Brasília, na mesma data, a hora local correspondia às A. 16h. B. 18h. C. 19h. D. 20h. E. 22h.
Soluções para a tarefa
Resposta:
20 horas
Explicação passo-a-passo:
Rio Branco 14h Brasilia 16h Diferenca de 2 horas a mais.
Viagem 4 horas + as 2 horas a mais = 6h
14 horas de Rio Branco mais 6 horas = 20 horas
O morador de Rio Branco que saiu às 14h em direção a Brasília tendo gasto 4 horas chegará ao seu destino às 20 horas, portanto o gabarito da questão se encontra na letra D.
O que são fusos horários
Os Fusos Horários ou zonas horárias, são linhas imaginárias traçadas de um polo a outro, com o intuito de demarcar 24 fusos horários buscando padronizar o cálculo de tempo em todo o planeta Terra.
O ponto 0 passa pelo meridiano de Greenwich, a Oeste representará o lado ocidental e terá valor (-). Já a Leste representará o oriente e terá o valor (+).
Por questões geopolíticas, cada país tem autonomia para adotar um determinado fuso horário.
Cálculo de Fuso Horário:
O planeta possui 24 zonas horárias, de modo que a cada a hora a Terra gira 15° de rotação por hora desse modo em 24 horas terá completado um Giro completo de 360°.
Sabe-se que o fuso horário do Acre está (-5) em relação ao meridiano de Greenwich e o horário em Brasília está (-3). Logo a diferença de fuso horário entre esses dois lugares é de +2 horas.
Sabendo que a viagem levou 4 horas e existe uma diferença de duas horas entre as cidades:
- 14 + 4 + 2 = 20 Horas
Logo, a pessoa terá chegado às 20 horas.
Leia mais sobre Fuso Horário em: brainly.com.br/tarefa/360208