Um mês de uma eleição para prefeito de determinada cidade do interior, um órgão responsável por fazer uma pesquisa acerca das intenções de voto dos eleitores designou 5 agentes para realizar o trabalho. Departamento de planejamento desse órgão concluiu que esses agentes precisariam de 12 dias úteis para realizar o trabalho caso todos tivessem a mesma a mesma eficiência trabalho 8 horas por dia. Com a intenção de celerar os resultados da pesquisa, se a carga de trabalho fosse 9 horas e 36 minutos, então o trabalho seria executado em:
A) um dia a menos que o prazo inicialmente previsto
B) dois dias a menos que o prazo inicialmente previsto
C) três dias a menos que o prazo inicialmente previsto
D) tres dias a mais que o prazo inicialmente previsto
E) pouco mais de 14 dias, 9 horas é 36 minutos
Soluções para a tarefa
O trabalho seria executado em B) dois dias a menos que o prazo inicialmente previsto.
Essa questão é sobre regra de três. A regra de três é utilizada para resolver problemas em que existem grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, relacionando-as para criar uma equação e encontrar o valor faltante.
Para resolver essa questão, devemos calcular o tempo gasto para realizar o mesmo trabalho com uma carga de trabalho maior. Do enunciado, temos:
12 dias úteis ⇔ 8 horas por dia
x dias úteis ⇔ 9 horas e 36 minutos por dia
Se aumentarmos a carga horária, o tempo em dias diminui, então, estas grandezas são inversamente proporcionais. Se 9h 36min correspondem a 9,6 horas, temos:
12 dias úteis ⇔ 8 horas por dia
x dias úteis ⇔ 9,6 horas por dia
Multiplicando em linha reta:
12·8 = x·9,6
96 = 9,6·x
x = 10 dias úteis
Resposta: B
Leia mais sobre regra de três em:
https://brainly.com.br/tarefa/7755116