Um hábil e competente cirurgião do interior tem uma dúvidasobre qual operação realizar para beneficiar um paciente de55 anos com adenocarcinoma de reto médio (distante 8 cmda borda anal, estádio pré-operatório: pT3 N0, M0). Basicamente, ele tem que decidir entre duas opções cirúrgicas equando fazer, ou não fazer, radioterapia e quimioterapia. Eletem cinco informações diferentes e deve escolher a melhorpara seu paciente. Uma das sugestões é de um cirurgiãocom larga experiência e as outras quatro vêm de artigos atuais (2003-2004) que leu. Os quatro artigos são: uma metaanálise, um relato de casos tratados, um estudo retrospectivo e um ensaio clínico não controlado.Diante disso, a opção que ele deve escolher é(A) amputação abdominoperineal com rádio e quimioterapiapré-operatória.(B) amputação abdominoperineal com rádio e quimioterapiapós-operatória.(C) ressecção anterior com rádio e quimioterapia pré-operatória.(D) ressecção anterior com rádio e quimioterapia pós-operatória.(E) ressecção anterior sem rádio ou quimioterapia pré-operatória.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa C) é a correta.
A ressecção anterior com rádio e quimioterapia pré-operatória é mais vantajosa para o paciente, que já está chegando a terceira idade.
O adenocarcinoma de reto médio é um tipo de neoplasia que pode se espalhar para todo o trato digestivo do paciente, sendo necessário ressecar a massa.
Porém, a decisão por realizar radio e quimioterapia antes da cirurgia pode ser vantajoso, já que irá enfraquecer as células neoplásicas e diminuir as chaces de metástase.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes