Um fóssil de Gliptodonte, animal pré-histórico que pesava 1,5 tonelada, foi encontrado na Fronteira Oeste do RS. A descoberta chamou a atenção dos paleontólogos pelo bom estado de conservação do animal, que tinha comprimento de 3m e compunha a chamada megafauna, de grandes mamíferos que há cerca de 10 mil anos se extinguiu, no período do Pleistoceno. Essa extinção ainda possui motivos controversos - um dos mais apontados são as mudanças climáticas - mas sabe-se que abriu espaço para outras espécies, muitas das quais de porte bem menor do que as ancestrais.
Em relação ao tamanho, sabe-se que a taxa de consumo de oxigênio em relação à massa corpórea é muito mais alta no mamífero pequeno que no grande. Por exemplo, 1g de tecido de um camundongo consome oxigênio numa taxa até 100 vezes maior que 1g de tecido de um elefante. Esse elevado consumo de oxigênio do animal pequeno requer um maior suprimento desse elemento para os tecidos. Assim sendo, espera-se que mamíferos menores apresentem:
A)Maior frequência cardíaca e menor frequência respiratória que mamíferos maiores. B)Menor frequência cardíaca e maior frequência respiratória que mamíferos maiores. C)Menor frequência cardíaca e menor frequência respiratória que mamíferos maiores. D)Maior frequência cardíaca e maior frequência respiratória que mamíferos maiores. E)Frequência cardíaca e respiratória igual à dos mamíferos maiores.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
letra D
Explicação:
Perguntas interessantes