um enredo da obra ''a viuvinha'' de josé de alencar
Soluções para a tarefa
A obra "A Viuvinha" de José de Alencar, retrata um romance onde sempre há um final feliz. O personagem principal é visto como uma pessoa resiliente, honesto, rico e jovem. A história é retratada na área urbana.
O livro critica a burguesia, cujo núcleo é o dinheiro, a fortuna. O mistério, a fragilidade feminina, a religiosidade, são assuntos bastante retratados na obra.
A narrativa gira em torno de Jorge e Carolina. O moço é rico mas fica sabendo da desonra de seu pai por conta de dívidas, e quem conta é o Sr. Almeida. Jorge se sentiu culpado em sua noite de núpcias com Carolina e forja sua morte para ganhar tempo e limpar o nome de seu pai. Depois, já com honra e dinheiro conquistados, volta para sua amada Carolina, que sempre o esperou.
Resposta:
A novela “A Viuvinha”, de José de Alencar é ambientada no Rio de Janeiro, por volta de 1844. Nessa novela, Alencar conta-nos a história de um rico negociante que deixa órfão, ainda em tenra idade, seu filho Jorge. Entregue aos cuidados de um tutor, Sr. Almeida, amigo estimado por sua inteligência e honradez.
Ao atingir a maturidade e completar seus estudos, Jorge passa a exercer autonomia plena para cuidar do patrimônio de seu pai, entretanto, acredita que sua profissão, mais o dinheiro da venda desse patrimônio lhe confeririam uma vida tranqüila, com menores preocupações e, assim, dele se desfez