Um cavalo estava atrelado a uma carroça. Pela terceira Lei de Newton, a força que o cavalo aplica a carroça para puxa-la e igual a força que a carroça aplicar ao cavalo. Um carro e comum e acha que a carroça não vai se mover. No entanto, sabemos, por observação, que a carroça pode se mover. Explique qual e o carro no raciocínio apresentado??
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Se a força que o cavalo aplicar na carroça for MAIOR do que a reação da carroça a esta força, então ela se moverá. Todos as forças precisam de 2 corpos para existir, pois elas não existem sozin has. Então concluimos que nem sempre a força de reação cancelará um movimento.
Respondido por
0
Explicação :
Vamos analisar e determinar o erro no raciocínio que afirma, utilizando a Terceira Lei de Newton, que a força que um cavalo atrelado a uma carroça aplica sobre ela é igual à força que a carroça aplica sobre o cavalo, o que faz concluir que a carroça não vai se mover. Porém, o par ação-reação apresentado por essa Lei de Newton ocorre sempre em corpos diferentes, o que invalida pensar que as forças se cancelam, assim, só teremos equilíbrio caso as forças atuem no mesmo corpo.
Resposta:
Logo, o erro da afirmação está em pensar o par ação-reação em corpos diferentes pode se cancela
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás