UM CASAL, AMBOS HETEROZIGÓTICOS PARA POLIDACTILIA, FORAM A UM MÉDICO QUE REALIZA ACONSELHAMENTO GENÉTICO. ELES GOSTARIAM DE SABER QUAL A PROBABILIDADE DE TEREM UM FILHO POLIDÁCTILO. QUAL A RESPOSTA DO MÉDICO?
Soluções para a tarefa
O médico lhes informou que a probabilidade desse casal ter um filho polidáctilo é de 3/8 ou 37,5%. E para chegarmos nessa conclusão, precisamos nos lembrar de algumas regras que nós geralmente vamos aplicar em exercícios de genética, e de algumas características da polidactilia.
- E do que temos que saber sobre a polidactilia ?
A polidactilia, é uma doença autossômica de caráter dominante, que caracteriza a presença de mais de 5 dedos nas mãos e pés. Se essa doença é de caráter dominante, isso significa que uma pessoa afetada, será dada por 2 genótipos, são eles :
Ao passo que uma pessoa normal, será dada pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por pp).
- E de que regras nós temos que saber ?
Temos que ter em mente 3 regras, são elas :
- E o que nos diz a regra do menino/menina ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade, de nascer um menino ou uma menina, nós devemos, obrigatoriamente, adicionar 1/2 nas nossas contas. Isso porque no sentido sexual, existe 1/2 (50%) de probabilidade de você nascer uma menina, e 1/2 (50%) de probabilidade de você nascer um menino.
- E o que nos diz a regra do E ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa E outra, nós devemos multiplicar cada possibilidade, por exemplo : ''qual a probabilidade de nascer uma menina E um menino ?'', é de 1/4 ou 25%, isso porque nós vamos pegar a probabilidade de nascer uma menina e multiplicar pela de ser menino, logo : 1/2 x 1/2 = 1/4 ou 25%.
- E o que nos diz a regra do OU ?
Semelhante à regra do E, a regra do OU nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa OU outra, nós devemos somar cada possibilidade, por exemplo : ''qual a probabilidade de nascer uma menina OU um menino ?'', é de 100%, isso porque nós vamos pegar a probabilidade de nascer uma menina e somar pela de ser menino, sendo assim : 1/2 + 1/2 = 2/2 = 1 = 100%.
Sabendo dessas regras, vamos resolver a questão.
Ela nos diz que um casal, ambos heterozigotos para a polidactilia, foram pedir aconselhamento genético, e gostariam de saber a probabilidade de terem um filho polidáctilo. Dito isso, nos pergunta qual a resposta desse médico :
- Vamos anotar o genótipo do casal :
- Fazendo o cruzamento entre o casal :
P p
P PP Pp
p Pp pp
A partir da análise desse quadro de Punnett, podemos inferir que :
Entretanto, a questão nos especificou que o descendente necessitava ser do sexo masculino, portanto, 3/4 não é a resposta para essa pergunta.
- Encontrando a probabilidade de ser menino e polidactilo :
1/2 (probabilidade de ser menino) x 3/4 (probabilidade de ter polidactilia) = 3/8 ou 37,5%.
Bons estudos e espero ter ajudado :)