Um bloco de massa igual a 2,0 kg é abandonado no topo de um plano inclinado, a 4,0 m de altura do solo. O ângulo de inclinação do plano é θ e os coeficientes de atrito, estático e dinâmico, entre o corpo e o plano, são iguais a 0,25. Determine os trabalhos das forças que atuam sobre o bloco, desde o instante da partida até o instante em que ele atinge o solo.
Dados: sen θ = 0,80 g = 10 m/s2
cos θ = 0,60
Soluções para a tarefa
Em exercícios com plano inclinado, utilizamos muito a trigonometria, portanto é conveniente que se tenha este conteúdo bem estudado antes de prosseguir nesta resolução.
Vamos começar identificando que forças estão agindo no bloco (utilize a figura anexada como auxilio).
Temos a força Peso "puxando" o bloco para o centro da Terra, a reação Normal que a superfície oferece à componente da força Peso perpendicular a superfície e a força de atrito.
Antes de passar à analise da situação, vamos calcular algumas coisas que serão necessárias posteriormente, começamos calculando a distancia que será percorrida pelo bloco, ou seja, hipotenusa do triangulo retângulo que representa o plano inclinado.
Podemos calcular também as componentes da força P (Px e Py):
Como a Normal é a reação à componente da força peso perpendicular ao plano, temos:
Como as forças de atrito estático e dinâmico tem mesmo coeficiente, terão, também, mesmo modulo e, sendo assim, para simplificar vamos chama-las apenas Fat por hora:
Agora sim, vamos analisar a situação e calcular o que é solicitado pelo exercício.
Quando o bloco é solto no topo do plano inclinado, a força de atrito estático "tenta segurar" o bloco para mante-lo parado, enquanto que a componente da força Peso Fx "puxa" o bloco pelo plano no sentido do chão.
Como Fx tem modulo maior que a força de atrito estático máximo, o bloco começa a descer o plano com certa aceleração e, agora, a força de atrito agindo sobre o bloco passa a ser a de atrito dinâmico.
Note que, embora o bloco entre em movimento, a força de atrito permanece "tentando parar" o bloco, mas, como a componente Fx permanece constante, o bloco só tem um retardamento, ou seja, sua aceleração é menor do que seria caso não houvesse atrito.
Durante o movimento, temos 3 forças sobre o bloco, a força Peso (componentes Fx e Fy), reação Normal, atrito. Vamos determinar o trabalho realizado por cada uma: