Filosofia, perguntado por ericmotohiropehx24, 1 ano atrás

(Ufu 2011) Segundo o texto abaixo, de Agostinho de Hipona (354-430 d. C.), Deus cria todas as coisas a partir de modelos imutáveis e eternos, que são as ideias divinas. Essas ideias ou razões seminais, como também são chamadas, não existem em um mundo à parte, independentes de Deus, mas residem na própria mente do Criador, [...] a mesma sabedoria divina, por quem foram criadas todas as coisas, conhecia aquelas primeiras, divinas, imutáveis e eternas razões de todas as coisas, antes de serem criadas [...]. Sobre o Gênese, V Considerando as informações acima, é correto afirmar que se pode perceber:



a) que Agostinho modifica certas ideias do cristianismo a fim de que este seja concordante com a filosofia de Platão, que ele considerava a verdadeira.



b) uma crítica radical à filosofia platônica, pois esta é contraditória com a fé cristã.



c) a influência da filosofia platônica sobre Agostinho, mas esta é modificada a fim de concordar com a doutrina cristã.



d) uma crítica violenta de Agostinho contra a filosofia em geral.

Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
361

Alternativa c

Platão defendia que a maior forma de desenvolver o pensamento, bem como, conhecer a verdade sobre as coisas era através do conhecimento. Sendo assim, o homem só poderia evoluir quando passasse a conhecer mais do que se propunha a estudar.

E dentro desta concepção, Agostinho traz também uma nova perspectiva que é a de propor que o conhecimento só é verdadeiro pois a mente é algo complexo e muito poderoso elaborado por Deus.

Respondido por larissamagrani
2

Santo Agostinho foi pensador e filósofo medieval que viveu até 430 d.C., sendo um famoso teólogo medieval (C).

A filosofia de Santo Agostinho:

Santo Agostinho retoma a ideia platônica de corpo separado da alma e concebe dois mundos distintos: o mundo celeste e o mundo terreno.

O filósofo acredita que a alma é mais perfeita que o corpo, pois é eterna e infinita. Já o corpo é mutável, imperfeito e perene.

O corpo é a matéria falível, onde o pecado adentra o ser humano e o prejudica. O ente corpóreo é fonte de pecado e de males. A alma, por sua vez, é a substância que conecta o ser humano a Deus.

Saiba mais sobre Santo Agostinho em: brainly.com.br/tarefa/9438297

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes