(UFSC 2010)Em novembro de 2009, comemorou-se de várias formas os 20 anos da queda do muro de Berlim.Em relação a este tema, é correto afirmar que:1) tratava-se de uma divisão simbólica entre dois blocos ideológicos, o socialismo e o capitalismo, separados por uma profunda e irreconciliável divisão no campo das ideias, comparada, por isso, a um muro.2) o muro de Berlim foi levantado na capital alemã por determinação de Adolf Hitler, como demonstração de força do nazismo, para separar os judeus dos alemães.4) foi construído por determinação das forças que compunham a OTAN, especialmente a Alemanha Oriental, tendo sido um resultado da guerra fria.8) a queda do muro de Berlim foi uma necessidade que se impôs frente à nova configuração econômica da Europa, isto é, à constituição de um bloco de países que adotou o euro como moeda comum.16) considerando que as potências aliadas na II Guerra Mundial decidiram dividir a Alemanha em quatro zonas de influência (norte-americana, soviética, inglesa e francesa), a queda do muro foi uma consequência inevitável.32) a sua construção foi motivada para conter a emigração de alemães orientais, em grande número, para o lado capitalista, especialmente de trabalhadores com alta qualificação profissional.64) o muro de Berlim dividiu a capital da Alemanha em área comunista e área capitalista, cabendo aos cidadãos decidirem em qual dos lados se estabelecer.
Soluções para a tarefa
1) tratava-se de uma divisão simbólica entre dois blocos ideológicos, o socialismo e o capitalismo, separados por uma profunda e irreconciliável divisão no campo das ideias, comparada, por isso, a um muro
Falso. A divisão não era simbólica apenas. Era de fato um muro, embora contasse com essa simbologia de divisão de "dois mundos".
2) o muro de Berlim foi levantado na capital alemã por determinação de Adolf Hitler, como demonstração de força do nazismo, para separar os judeus dos alemães.
Falso. O Muro de Berlim foi construído após a Alemanha ter sido livrada de Hitler, sendo gerado pela divisão do país entre os aliados.
4) foi construído por determinação das forças que compunham a OTAN, especialmente a Alemanha Oriental, tendo sido um resultado da guerra fria.
Falso. O muro foi construído por ordem da Alemanha Oriental, país que não pertencia à OTAN.
8) a queda do muro de Berlim foi uma necessidade que se impôs frente à nova configuração econômica da Europa, isto é, à constituição de um bloco de países que adotou o euro como moeda comum.
Falso. A queda do muro de Berlim não se deu por isso, mas pelo enfraquecimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e pelos levantes pedindo pela liberdade alemã.
16) considerando que as potências aliadas na II Guerra Mundial decidiram dividir a Alemanha em quatro zonas de influência (norte-americana, soviética, inglesa e francesa), a queda do muro foi uma consequência inevitável.
Falso. Não há relação de nexo no texto desta assertiva.
32) a sua construção foi motivada para conter a emigração de alemães orientais, em grande número, para o lado capitalista, especialmente de trabalhadores com alta qualificação profissional.
Correto. O objetivo do muro era assegurar que não houvesse migração de alemães orientais para o domínio capitalista.
64) o muro de Berlim dividiu a capital da Alemanha em área comunista e área capitalista, cabendo aos cidadãos decidirem em qual dos lados se estabelecer.
Falso. Não havia opção. Os cidadãos da área oriental eram mantidos com forte segurança que os impedia de atravessar o muro.
Resposta:
Apenas a (16) está correta.
Explicação:
Somatória: 16