(UFPA) Considerando que a linguagem verbal é um dos principais elementos constitutivos do mundo cultural porque nos permite transcender a experiência vivida, é correto afirmar:
a) O signo verbal tem a capacidade de apresentar para a consciência o respectivo objeto que se encontra ausente.
b) O nome não tem relação alguma com seu referente.
c) A relação entre significante e significado do signo verbal é aleatória e transcendental
d) A cultura é um processo transcendental da constituição do imaginário popular.
e) O signo verbal é extraído da realidade por meio de um processo de abstração.
(UFSM) Se a recente antropologia estrutural está certa (e suas hipóteses, de fato, elaboram as suposições de Leibniz e Herder), esses modelos de parentesco, essas convenções de mútua identificação que subjazem a toda sociedade humana, dependem vitalmente da disponibilidade e desenvolvimento da linguagem. A passagem do homem de um estado natural para um estado cultural – o principal ato isolado de sua história – está em todos os pontos entrelaçados com suas faculdades de fala. Os tabus do incesto e os consequentes sistemas de parentesco que tornam possível a definição e a sobrevivência biossocial de uma comunidade não precedem a linguagem. Muito provavelmente desenvolvem-se com ela e através dela. Não podemos proibir o que não podemos nomear. As regras de casamento exogâmico ou endogâmico só podem ser formuladas e – o que não é menos importante – transmitidas onde existam adequada sintaxe e taxionomia verbal. Fonte: Steiner, George. Extraterritorial: a literatura e a revolução da linguagem. São Paulo: Companhia das Letras/Secretaria de Estado da Cultura, 1990. p. 69/70. Segundo o texto,I. o autor considera a linguagem como uma condição apenas suficiente para a passagem do homem de um estado natural para um estado cultural.II. os estudos recentes de antropologia estrutural conflitam com as especulações filosóficas de Leibniz e Herder.III. a capacidade de nomeação é uma condição necessária para o estabelecimento de interdição social.Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e) apenas II e III.
Considerando que a linguagem verbal é um dos principais elementos constitutivos do mundo cultural porque nos permite transcender a experiência vivida, é correto afirmar:
a) O signo verbal tem a capacidade de apresentar para a consciência o respectivo objeto que se encontra ausente.
b) O nome não tem relação alguma com seu referente.
c) A relação entre significante e significado do signo verbal é aleatória e transcendental.
d) A cultura é um processo transcendental da constituição do imaginário popular.
e) O signo verbal é extraído da realidade por meio de um processo de abstração.
URGENTE ME AJUDEM PFV
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. a
2.c
Somente a afirmativa III é totalmente correta. Segundo o autor do texto, a existência da linguagem é o que possibilita a existência da cultura e de regras de parentesco. Isso está de acordo com as ideias de Leibniz e Herder. Entretanto, vale ressaltar que em nenhum momento é afirmado que a linguagem, por si só, garante a passagem do estado natural para o cultural.
1) Considerando a linguagem verbal, é correto afirmar que o signo verbal tem a capacidade de apresentar para a consciência o respectivo objeto que se encontra ausente (Letra A).
A linguagem verbal é um veículo de comunicação constituinte de um sistema simbólico, que representa significados de uma cultura, pois possibilita a criação de conceitos e a difusão dos mesmos. Nesse sentido, fazem parte da linguagem verbal expressões verbalizadas, ou seja, feitas por meio de palavras escritas ou faladas.
Neste processo de criação e difusão de conceitos, o significante e o significado não são aleatórios, existindo uma relação entre o nome e seu referente.
Além disso, os signos verbais da linguagem possibilitam que haja uma representação da realidade em nossa consciência, ainda que o objeto esteja ausente. Por este motivo, a opção correta é a letra A.
2) Segundo o texto, está correta somente a afirmativa III (Letra C).
Para responder a esta questão, é importante compreender e interpretar o texto apresentado. Nesse sentido, analisando o mesmo, pode-se afirmar que ele aborda a importância do desenvolvimento e disponibilidade da linguagem para o processo cultural, se referindo a modelos de parentesco e convenções de mútua identificação.
Somando-se a isso, temos a seguinte frase encontrada ao longo do texto: "Não podemos proibir o que não podemos nomear". Com isso, ao relacionarmos a frase citada ao conteúdo do texto em geral, podemos definir a afirmação III como verdadeira, já que de fato o texto apresenta a nomeação como condição para o estabelecimento de regras sociais.
É possível decretarmos a afirmativa I como incorreta, pois o texto afirma que a passagem do homem de um estado natural para um estado cultural envolve, entre outros pontos, a faculdade da fala, não citando em momento algum que somente a linguagem seria suficiente para este processo.
Além disso, o texto não apresenta um conflito entre as ideias de Leibniz e Herder e os estudos da antropologia estrutural, descartando-se também a afirmativa II.
Aprenda mais sobre linguagem:
https://brainly.com.br/tarefa/45253980