(UFF-RJ) Uma onda se propaga no meio 1, não dispersivo, com velocidade v1, freqüência f1, e comprimento de onda λ1. Ao penetrar no meio 2, sua velocidade de propagação v2 é três vezes maior que v1, sua freqüência é f2 e seu comprimento de onda é λ2. Logo conclui-se que :
a) λ2 = λ1/3 e f2 = f1.
b) λ2 = λ1 e f2 = 3f
c) λ2 = λ1 e f2 = f1
d) λ2 = 3λ1 e f2 = f1
e) λ2 = λ1 e f2 = f1/3
Me ajudem por favor.
Soluções para a tarefa
Uma característica interessante de ondas mecânicas ou eletromagnéticas é que quando há mudança de meio material a frequência de propagação sempre permanecerá constante, assim já eliminamos as alternativas (b) e (e). Logo obedecendo a lei geral de propagação da onda temos:
espero ter ajudado
Bons estudos =D
Sua freqüência f2 equivale a f1 e seu comprimento de onda λ2 é três vezes maior do que λ1.
d) λ2 = 3λ1 e f2 = f1
A frequência de uma onda equivale ao número de oscilações completas que a mesma realiza por unidade de tempo. No Sistema Internacional de Unidades (SI) a frequência é dada em oscilações por segundo (Hertz).
A refração de ondas acontece quando as ondas passam de um meio para outro e, devido à características diferentes de cada meio, sofrem um desvio na direção.
Quando acontece uma refração da onda, a frequência não é alterada, permanecendo constante, já que a mesma depende da fonte emissora da onda.
A Equação Fundamental da Ondulatória relaciona a velocidade de propagação de uma onda, em determinado meio, ao seu comprimento e a sua frequência por meio da expressão que segue abaixo -
V = λ·f
Onde,
V = velocidade de propagação da onda em m/s
λ = comprimento da onda em metros (distância entre duas cristas consecutivas da onda)
f = frequência de vibração da onda em Hertz (número de vibrações por segundo)
Como a velocidade ao mudar de meio triplicou e a frequência se manteve inalterada, teremos-
3V1 = V2
F1 = F2
Antes da refração -
V1 = F1. λ1
Após a refração -
3 V1 = F1. λ2
3. F1. λ1 = F1. λ2
3. λ1 = λ2
d) λ2 = 3λ1 e f2 = f1
Saiba mais em,
https://brainly.com.br/tarefa/19682077