(UFAL) Vida demanda energia. Sem energia, a organização característica dos seres vivos não consegue se manter. Com relação a esse tema, analise as proposições a seguir.
1) Na quimiossíntese, a energia utilizada na formação de compostos orgânicos provém da oxidação de substâncias inorgânicas.
2) Na fotofosforilação, a energia luminosa do Sol, captada pelas moléculas de clorofila, organizadas nas membranas dos tilacoides, é transformada em energia química.
3) Na fermentação, há liberação de energia suficiente para a síntese de duas moléculas de ATP.
4) Ao final do ciclo de Krebs, os elétrons energizados e os íons H+ produzidos são utilizados para constituir ATP, na cadeia respiratória. Está(ão) correta(s):
Soluções para a tarefa
Ao analisar o enunciado a resposta correta é que as afirmações correta são 1,2 e 4 apenas, que apontam a formação de compostos orgânicos provém da oxidação de substâncias inorgânicas, como no caso de alguns microorganismo.
Onde Na fermentação não libera somente energia suficiente para a síntese de duas moléculas de ATP, pois sabe-se que a fermentação é a forma de obtenção de energia menos eficaz quando comparada com o ciclo de Krebs, que se pode ter muitos ATP e íons H+.
Resposta:
1,2,3 e 4
Explicação:
Todas as afirmações estão corretas. A fermentação corresponde a um processo anaeróbio de obtenção de energia que equivale à etapa de glicólise da respiração celular, com rendimento de apenas duas moléculas de ATP. Já o ciclo de Krebs corresponde à etapa intermediária da respiração celular, em que são produzidas muitas moléculas de NADH e FADH2, com liberação de gás carbônico.