(UFAL - modificada) Leia os textos a seguir para responder a questão.
Texto 1
No campo econômico, o governo estabeleceu uma política cujo objetivo era superar o modelo agrário-exportador, passando a incentivar a expansão das atividades industriais, abriu linhas de crédito para a instalação de novos estabelecimentos e estimularam a criação de conselhos, companhias e fundações para debater a questão da industrialização e da produção industrial.
Texto 2
A economia também passou a estar diretamente subordinada ao presidente da República, que governava com o auxílio dos conselhos técnicos, o governo do Estado Novo deu muita importância à indústria nacional, para ajudar a desenvolvê-la, planejou a hidrelétrica de Paulo Afonso, no rio São Francisco, para o fornecimento de energia; fundou a Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, em 1943. Sua importância foi muito grande, pois passou a fornecer aço à indústria nacional.
Soluções para a tarefa
O Governo do Estado Novo compreendeu a terceira e última fase do governo de Getúlio Vargas, que durou os anos 1937 a 1945.
Essa fase foi marcada por grande autoritarismo, além de grande busca pelo desenvolvimento econômico e industrial, buscando equilibrar estatismo e nacionalismo.
Assim, nesse mesmo período, ocorreu a implantação de indústrias pesadas no Brasil, juntamente com grande crescimento da economia por meio do setor agrário.
A política do governo Vargas cujo objetivo era superar o modelo agrário-exportador e dar incentivo às atividades industriais ficou conhecida como um “ Processo de substituição de importação e implantação da base industrial brasileira. “ (alternativa e).
A política econômica do na Era Vargas
Com a Crise de 29, o mundo capitalista passou por uma crise generalizada. Os principais importadores de produtos brasileiros eram os Estados Unidos e a Europa e com a crise a maior parte das importações e exportações foram suspensas.
Vargas buscou a diversificação da economia para que ela não se tornasse dependente apenas do café. A política de substituição de importação tinha como objetivo produzir no país o que não podia mais ser importado dos países e crise.
Posteriormente, o Estado se encarregou da construção da indústria de base criando empresas como a Petrobrás, CSN, Vale do Rio Doce e o banco BNDE (atual BNDS). A inciativa privada foi estimulada para a realização da produção de bens de consumo.
Neste contexto, o governo adotou uma política intervencionista que incentivou a industrialização através da concessão de créditos para as empresas, protecionismo alfandegário, construção das indústrias de base e através do controle da classe operária.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a economia na Era Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/17799098