Biologia, perguntado por evaniafsilva4424, 1 ano atrás

(UERJ) Técnicas de hibridização ou de determinação da sequência de bases do DNA permitem estimar o grupo de parentesco entre espécies de seres vivos. O resumo da árvore evolutiva, esquematizado a seguir, apresenta resultados de pesquisas realizadas com primatas utilizando essas técnicas:

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
117
Olá!! 

Bom, observando o esquema da árvore evolutiva dos primatas temos: 

Que há 30 milhões de anos dá-se origem a um primeiro ancestral dando origem ao seu outro ancestral direto dando origem aos macacos atuais e também ao ancestral direto do orangotango.

Em seguida com o passar dos 15 milhões de anos essa último ancestral o orangotango dá origem a própria espécie de orangotangos e depois ao ancestral direto do gorila

Mais tarde há 10 milhões de anos esse primeiro ancestral do gorila da origem a própria espécie do gorila e está da origem ao primeiro ancestral tanto do homem como do chipanzé (há 7 milhões de anos).

Com isso podemos observar que o ancestral que viveu há 10 milhões de anos deu origem ao gorila, ao homem e ao chipanzé e por conta disso a semelhança do DNA entre o gorila e do chipanzé é de 97,7% e do chipanzé e do homem é de 98,6%. 

Espero ter ajudado!!! 
Respondido por dudynhapib
21

Resposta:

Os primatas mais semelhantes são muito próximos uns dos outros, por isso temos diferenças de DNA. O número que aparece é a diferença entre animais e chimpanzés. A partir disso, podemos ver que as diferenças entre as pessoas são muito pequenas. Assim, podemos ver que os ancestrais que viveram há dez milhões de anos foram a origem dos gorilas, humanos e chimpanzés.

Perguntas interessantes