História, perguntado por ulianavcarina, 10 meses atrás

(UEM-PR) Nos dois primeiros séculos da colonização portuguesa na América, o número de vilas e de cidades oficialmente constituídas era pequeno e não atingia duas centenas. A respeito das vilas, das cidades e da vida urbana na América portuguesa, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. O pequeno número de vilas existentes nos séculos XVI e XVII relaciona-se as características socioeconômicas da colonização portuguesa no Brasil naquele período.

02. A administração pública das vilas era exercida pela Câmara Municipal (ou Senado da Câmara). A Câmara era composta por vereadores eleitos entre os chamados “homens bons” e gozava de uma certa autonomia em relação ao poder central.

04. Relacionado à mineração, no século XVIII, ocorreu um crescimento da vida urbana, principalmente na região de Minas Gerais, e as vilas tornaram-se efetivamente centros econômicos e polos de sociabilidade.

08. Até o final do século XVII os papéis político e econômico das vilas foram, em geral, pouco expressivos; os engenhos, além de centralizarem em as atividades econômicas, eram também polos da vida social.

16. As principais cidades brasileiras dos dois primeiros séculos da colonização portuguesa, como Salvador, Rio de Janeiro e Recife, surgiram ao redor de Missões dos jesuítas, a partir das necessidades de abastecimento desses centro de catequese.

Soluções para a tarefa

Respondido por wevigtons
9

Resposta:

resposta 4

Explicação:

com o surgimento do ouro na região mineira houve uma grande imigração das vilas fazendo com que a cidade de minas gerais se tornasse um grande ponto socioeconômico


deborasantoss84: Somente a 04 está incorreta
Perguntas interessantes