História, perguntado por layla201969240603874, 10 meses atrás

UEFS BA/2017) Entre os anos 1810 e 1820, [...] o inimigo comum era a Espanha. Todos os esforços concentravam-se para acabar com o domínio da Espanha. A tônica dos discursos era a liberdade. Liberdade, entretanto, não é um conceito entendido de forma única; tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade. (Maria Lígia Prado. A formação das nações latino-americanas, 1985.) Entre os “significados diversos” do conceito de liberdade, presentes nas lutas de independência na América Hispânica, é CORRETO afirmar que: a) para os indígenas, liberdade associava-se à restauração do Império Inca e, para os comerciantes ingleses, liberdade relacionava-se à persistência do monopólio comercial metropolitano. b) para as ordens religiosas, liberdade representava o direito de cobrar tributos das comunidades indígenas e, para as elites criollas, liberdade associava-se ao fim do trabalho escravo. c) para as populações escravizadas, liberdade representava a abolição do trabalho compulsório e, para os membros da Igreja Católica, liberdade associava-se ao direito pleno de escolha religiosa. d) para os membros das elites criollas, liberdade relacionava- se ao fim do controle metropolitano sobre o comércio colonial e, para os indígenas, liberdade representava o direito à terra. e) para os representantes administrativos da metrópole, liberdade associava-se ao direito de retornar à Espanha e, para os africanos escravizados, liberdade relacionava-se à volta para a África.

Soluções para a tarefa

Respondido por doralice72256
87

Resposta:

A resposta correta é a letra D) para os membros das elites criollas, liberdade relacionava- se ao fim do controle metropolitano  sobre o comércio colonial e, para os indígenas, liberdade representava o direito à terra.

Respondido por EduardoPLopes
8

É correta a alternativa D, tendo a concepção de liberdade dos Criollos e dos povos nativos entrado em conflito em algumas das partes da América depois da Independência (o que foi especialmente importante no México, que viveu outra revolução, a Mexicana, na década de 1910).

Além destas divergências acerca da propriedade das terras, que tornaria ainda mais profundas as desigualdades sociais nesta sociedade, havia formas de supressão às liberdades dos escravizados (não tendo sido a abolição imediata em todos os territórios), dos afrodescendentes e das mulheres, que seguiriam afastadas da política latino-americana até o Século XX.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/23550660

Anexos:
Perguntas interessantes