História, perguntado por algmqprezaporajuda, 7 meses atrás

Uece 2020) A queda do império no Brasil não se deu apenas por uma causa, mas por um acúmulo de fatores. Analise os fatos apresentados a seguir e assinale o que NÃO corresponde a uma causa para o fim da monarquia no Brasil.
(25 Pontos)

Guerra de Canudos, ocorrida em uma comunidade rural no interior da Bahia, que provocou milhares de mortes e abalou a popularidade do império.
Movimento Abolicionista, que provocou o fim da escravidão no império, causando a ira de muitos latifundiários escravistas.
Questão Militar, em que oficiais do exército brasileiro se opuseram à monarquia, o que conduziu muitos militares aos quadros do movimento republicano.
Questão Religiosa, oriunda do choque entre a maçonaria, liderada pelo próprio imperador, e clérigos da igreja católica, o que agravou a imagem da monarquia.​

Soluções para a tarefa

Respondido por marinagiovannacloe
18

Resposta:

Guerra de Canudos, ocorrida em uma comunidade rural no interior da Bahia, que provocou milhares de mortes e abalou a popularidade do império.

Espero ter ajudado :)

Respondido por martinkoliveira
4

A alternativa apresenta um fato que NÃO corresponde a uma causa para o fim da monarquia no Brasil é a letra A) Guerra de Canudos, ocorrida em uma comunidade rural no interior da Bahia, que provocou milhares de mortes e abalou a popularidade do império.

As instituições monárquicas eram as construções sociais que acabavam favorecendo a Monarquia no Brasil. Algumas delas eram:

  • A Constituição de 1824, outorgada por Dom Pedro I, que garantia a unidade territorial, dividia o governo em quatro poderes e determinava o voto censitário;

  • Poder moderador, que reconhecia ao imperador um instrumento que o permitia intervir em casos de conflitos entre instituições, ou seja, era um poder era considerado superior aos demais;

  • Religião oficial do Brasil, a religião Católica Apostólica Romana, impossibilitando uma maior liberdade religiosa;

  • Privilégios de nascimento dos nobres, que recebiam títulos de nobreza.

Essas instituições foram se desgastando com o passar do tempo, pois a monarquia foi perdendo prestígio ao longo do século XIX, através de questões militares, republicanas, abolicionistas e religiosas, até terminar definitivamente em 1889, com o golpe militar que levou à proclamação da república, dando fim à monarquia.

A Guerra de Canudos ocorreu somente depois da Monarquia, já no período da República. Por isso, ela em nada tem a ver com o fim da Monarquia no Brasil.

Leia mais sobre questão relacionada em:

brainly.com.br/tarefa/25825748

Anexos:
Perguntas interessantes