Três rapazes são levados à presença de um jovem lógico. Sabe-se que João sempre diz a verdade, que Pedro tem o estranho costume de sempre mentir e de jamais dizer a verdade e que Fábio ora mente, ora diz a verdade. O problema é que não se sabe quem, entre eles, é quem. Esses três rapazes fazem as seguintes declarações:
O primeiro diz: “Eu sou o Fábio”.
O segundo diz: “É verdade, ele é o Fábio”.
O terceiro diz: “Eu sou o Fábio”.
Com base nessas informações, o jovem lógico pode, então, concluir corretamente que
a) Fábio é o primeiro e João é o segundo.
b) Fábio é o primeiro e João é o terceiro.
c) João é o primeiro e Fábio é o segundo.
d) Pedro é o primeiro e Fábio é o segundo.
e) Pedro é o primeiro e Fábio é o terceiro.
Soluções para a tarefa
Letra A) Se João sempre diz a verdade, ele não pode ser o primeiro e nem o terceiro. Logo, João é o segundo, Fábio é o primeiro (porque João disse) e Pedro (que sempre mente) é o terceiro.
a) Fábio é o primeiro e João é o segundo.
Considerando que nessa questão terá de ser usado o raciocínio lógico tem-se que no enunciado da questão foi informado que o João sempre diz a verdade, logo ele não pode ser nem o primeiro nem o terceiro, pois tem-se a contradição de ambos dizerem que são o Fábio.
Considerando isso tem-se que Fábio sempre é o primeiro pelo fato de João ter afirmado isso por segundo e assim Pedro que sempre mente é o terceiro pois afirma ser Fábio. Dessa forma Fábio é o Primeiro a falar e o segundo a falar é o João.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!