Tratando o ar no interior do pneu como um gás perfeito e sendo a sua temperatura inicial, antes de o automóvel entrar em movimento, de 27 °C, a mínima pressão interna capaz de expandir a carcaça é igual a a) 53 kN/m2 b) 73 kN/m2 c) 81 kN/m2 d) 184 kN/m2
Soluções para a tarefa
A pressão interna será, aproximadamente, 73 kN/m². Letra b).
O texto da questão é:
"O superaquecimento dos sistemas de freio pode danificar peças do automóvel e, com o calor propagando-se até os pneus, podem ocorrer trincas na região dos talões, derretimento da câmara de ar e até a explosão do pneu. A temperatura excessiva da borracha, acima de 80 °C, faz com que ela perca suas propriedades físicas, permitindo que a pressão interna do pneu aumente muito além da pressão de calibragem, 62 kN/m² para automóveis de 10800 kg, expandindo a carcaça e provocando danos irreversíveis ao equipamento."
Lendo o texto sabemos que a temperatura limite para que o pneu comece a expandir é de 80ºC. Portanto, entre os 27ºC e os 80ºC o pneu não altera seu volume. Sendo assim, ele esta realizando uma transformação isovolumétrica (isocórica). Nesse caso vamos utilizar a seguinte fórmula matemática:
Substituindo os valores da questão, vamos ter:
Vale ressaltar aqui que transformei direto a temperatura para Kelvin.
Você pode aprender mais sobre Termodinâmica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/18410182