História, perguntado por baecarneiro, 10 meses atrás

“Todo homem que tem o poder é tentando a abusar dele. É preciso que, pela disposição das coisas, o poder freie o poder. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos.”

Montesquieu. Do Espírito das leis. São Paulo: Martins Fontes, 2005. Adaptado.



A frase de Montesquieu pode ser corretamente interpretada como um(a)

A
postura de legitimar o poder absolutista do rei, uma vez que este seria o único a conseguir "frear o poder".

B
intenção de justificar o sistema político do Antigo Regime a partir da partilha do poder entre legislativo e executivo.

C
crítica ao Antigo Regime francês, pois a divisão do poder político pressupunha a liderança forte e centralizadora do monarca.

D
disposição em criar um sistema político em que o poder fosse partilhado entre os indivíduos e as instituições de poder do Estado.

E
alinhamento à conduta política absolutista dos monarcas franceses ao garantir a paz e o bem estar-social a partir da divisão dos poderes.

Soluções para a tarefa

Respondido por GABSMILGRELHA
18

Resposta:

Letra D  -disposição em criar um sistema político em que o poder fosse partilhado entre os indivíduos e as instituições de poder do Estado

Explicação:

A fala de Montesquieu é claramente uma declaração crítica acerca do absolutismo, um regime no qual o rei tinha o poder total concentrado em si, de forma que todas as alternativas que mencionam a fala de Montesquieu como alinhada a esse regime são incorretíssimas.

Respondido por sla0301
7

Resposta:

letra D

Explicação:

eu ja fiz essa questão

Perguntas interessantes