Geografia, perguntado por pepeumax1, 11 meses atrás

Thomas Piketty e o imposto sobre grandes fortunas no Brasil: uma discussão necessária

Com o livro O Capital no Século XXI, Thomas Piketty redefiniu as coordenadas do debate econômico contemporâneo, desconstruindo – com dados consistentes e uma pesquisa de grande fôlego – boa parte dos postulados do discurso neoliberal contemporâneo. Piketty demonstra que o capital tende a produzir cada vez mais acúmulo de riqueza e desigualdade se deixado livre de regulação estatal e, mais ainda, que isso coloca em questão a própria democracia. É uma inversão tremenda de significado para o discurso hegemônico, o qual sustenta que a regulação estatal e o controle conformam interferência na livre iniciativa e, por isso, representariam uma violação intolerável aos direitos individuais. Embora a obra tenha causado significativa polêmica, é importante referir que economistas de todos os matizes políticos – inclusive aqueles historicamente identificados com a direita, seja no Brasil ou no contexto internacional – aplaudiram a obra, o que demonstra que ela não é suscetível de desconstrução pelo viés ideológico.



Um dos postulados que poderiam ser criticados a partir das pesquisas de Thomas Piketty seria

A
a diminuição das solicitações de auxílio financeiro a organismos internacionais como o Banco Mundial e o FMI.

B
a criação de modelos de desenvolvimento baseados na cooperação entre grandes empresas mundiais e Estados pobres.

C
a redução do protecionismo comercial, permitindo o forte aumento da circulação de mercadorias no comércio mundial.

D
o aumento dos entraves jurídicos para a livre circulação de capitais entre os países subdesenvolvidos e os blocos econômicos.

E
a pressão para o desmonte do G-7, que representa a manutenção da liderança econômica mundial pelas grandes potências.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
2

Um dos postulados que poderiam ser criticados a partir das pesquisas de Thomas Piketty seria  a a redução do protecionismo comercial, permitindo o forte aumento da circulação de mercadorias no comércio mundial.  

O que aparentemente a obra do autor revela é que deverá haver um mínimo de interferência estatal no comércio mundial, sendo que a C foi a única que abarca o papel do estado na economia.

Letra C.

Abraços!

Perguntas interessantes