texto! O poema escrito pelo poeta afro-brasileiro Cuti, focaliza sentimentos de um homem negro,que sofre com a sua condição racial. Leia-o com atenção para responder as questões que seguem.
a)Releia as quatro primeiras estrofes do poema. Segundo o texto, que papéis o eu lírico assume em diferentes circunstâncias de sua vida?
b)Releia a segunda estrofe e explique como você entende esses versos e que contexto eles sugerem.
c)O poema faz referências claras à história do Brasil, sugerindo que os negros sempre estiveram à margem dos processos históricos, sofrendo duramente as suas consequências. À luz dessa perspectiva, interprete o verso: “um dia fui abolição que me lancei de supetão de espanto”.
d)Releia com atenção os seguintes versos:” às vezes faço questão de não me ver/e entupido com a visão deles/me sinto a miséria concebida como um eterno/começo”. Quem seriam “eles”, os responsáveis por formular uma determinada capaz de “entupir” o eu lírico?
e)O poema apresenta um tom melancólico ,decorrente do pessimismo expresso pelo eu lírico. Porém, essa visão negativa é relativizada no último verso do poema:” Às vezes!...” Explique por que isso acontece.
f)Você sabe o que significa “quebranto”? Confira o sentido da palavra no dicionário e, depois, elabore uma hipótese para explicar por que o termo foi escolhido para dar título ao poema.
valdirenepaula17:
Sim,pode ser no particular?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
OLA,MEU NOME E GABRIELA SOU PROFESSORA DO SEXTO AO TERCEIRO ANO DO ENSINO MEDIO ESTOU A DISPOSICAO 12 HORAS POR DIA AQUI NO BRAINLY SEMPRE AJUDANDO ALUNOS QUE PRECISAM... Explicação: SOU PROFESSORA PARTICULAR,E TAMBEM PROFESSORA PARTICULAR AQUI NO APP BRAINLY,BOM ME CHAME NOS COMENTARIOS OU NO PARTICULAR PARA PODER AJUDAR VOCES GALERA.GRATA...
Perguntas interessantes