TEXTO – Carta de um chefe indígena ao presidente dos EUA
Como é que se pode comprar ou vender o calor da terra? Essa ideia nos parece estranha. Se não possuímos o frescor do ar e o brilho da água, como é possível compra-los?
Cada pedaço desta terra é sagrado para o meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória experiência de meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores carrega consigo as lembranças do homem vermelho. [...]
Nossos mortos jamais esquecem esta bela terra, pois ela é a mãe do homem vermelho. Somos parte da terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia são nossos irmãos. Os picos rochosos, os sulcos úmidos nas campinas, o calor do corpo do potro e homem: todos pertencem a mesma família.
Portanto, quando o grande chefe em Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra, pede muito de nós. [...]
Os rios são nossos irmãos, saciam nossa sede. Os rios carregam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem lembrar-se e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos e seus também. E, portanto, vocês devem dar aos rios a bondade que dedicariam a qualquer irmão. Sabemos que o homem branco não compreende nossos costumes. Uma porção da terra para ele tem o mesmo significado que qualquer outra, pois é um forasteiro que vem à noite e extrai da terra aquilo de que necessita. [...] Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto. [...]
O ar é preciso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro: o animal, a árvore, o homem, todos, [...] Parece que o homem branco não sente o ar que respira. Como um homem agonizante há dias, é insensível ao mau cheiro. [...] O vento que deu a nosso avô seu primeiro inspirar recebe seu último suspiro. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem mantê-la intacta e sagrada como um lugar onde até mesmo o homem branco possa ir saborear o vento açucarado pelas flres dos prados. Portanto, vamos meditar sobre sua oferta de comprar nossa terra. Se decidirmos aceitar, imporei uma condição: o homem branco deve tratar os animais desta terra como seus irmãos. Sou um selvagem e não compreendo nenhuma outra forma de agir, [...] como que o fumegante cavalo de ferro pode ser mais importante que o búfalo, que sacrificamos somente para permanecermos vivos. O que é o homem sem os animais? [...]
Ensinem às suas crianças o que ensinamos às nossas, que a terra é nossa mãe. Tudo o que acontece à terra acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo estão cuspindo em si mesmos.
Isto sabemos: “a terra não pertence ao homem, o homem pertence à terra”. [...] todas as coisas estão ligadas com sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo.
O que ocorre com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo.
Questões de interpretação e reflexão do texto
1) Qual é a visão de natureza, diferente da nossa, que aparece na leitura deste texto?
2) O texto defende a ideia de que “a terra não pertence ao homem, o homem pertence à terra”. Apresente sua posição sobre essa ideia e justifique sua resposta.
3) O texto contém críticas explícitas e implícitas ao sistema econômico dos Estados Unidos e suas relações com a natureza. Aponte essas críticas.
4) Pesquise qual o papel do índio na formação da nação brasileira?
Hj é o último dia de entrega pooor favooor me ajudeeem
Eu sei a 4 só falta as outras
Soluções para a tarefa
(Caramba, percebi nas suas perguntas que você já vem perguntando a mesma coisa a bastante tempo mas niguem à ajudou, deve ser por causa da quantidade de pontos em relação ao tamanho da questão, também entendo que você perdeu bastante ponto, porém eu vou te ajudar ! )
1°) Que a natureza é sagrada e não só mais um pedaço de terra para se destruir, nossa irmã, como os animais e os rios que nos permitem sobreviver com a água, o transporte e o alimento
2°) Porque dependemos da terra para sobreviver, a terra é a nossa mãe e o nosso sustento, sem ela e os seus recursos não somos absolutamente nada, pois não teremos matéria prima, alimento, a terra para plantar, recursos e a água essencial para viver.
3°) "Sabemos que o homem branco não compreende nossos costumes."
"Como é que se pode comprar ou vender o calor da terra? Essa ideia nos parece estranha."
"Uma porção da terra para ele tem o mesmo significado que qualquer outra, pois é um forasteiro que vem à noite e extrai da terra aquilo de que necessita. [...] Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto. [...]"
"O ar é preciso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro: o animal, a árvore, o homem, todos, [...] Parece que o homem branco não sente o ar que respira. Como um homem agonizante há dias, é insensível ao mau cheiro. [...]"
a 4° você disse que já sabe ent tudo bem :)