TEXTO 1
Ao nos debruçarmos no estudo da arte na pré-história devemos tentar compreender a mente dos povos primitivos e descobrir o gênero de experiências que os faziam pensar em imagens como algo poderoso para ser usado e não como algo bonito para contemplar, pois, podemos examinar a nós mesmos, tomando como exemplo o ato de recortar o retrato do nosso campeão favorito de algum jornal – será que iriamos sentir prazer em furar os seus olhos com uma agulha?
GOMBRICH, E. H. A História da Arte. 16º edição. Rio de Janeiro: LTC, 2015. Cap. 1, p. 40. (Adaptado)
TEXTO 2
A escrita e a fala são usadas para expressar o que desejamos transmitir, a linguagem é cheia de símbolos, mas, além disso, fazemos uso de sinais ou imagens não estritamente descritivos. Alguns símbolos são simples abreviações ou uma série de iniciais como ONU; outras são marcas comerciais conhecidas, divisas, insígnias e etc., contudo, não se tratam de símbolos, apenas de sinais, pois não possuem nenhum sentido além de indicarem os objetos aos quais estão ligados. O que chamamos de símbolo pode ser um termo, um nome ou mesmo uma imagem, podendo ser familiar no cotidiano, embora envolta em uma atmosfera especial além de seu significado evidente e convencional, de modo que podemos conhecer os objetos, mas ignorarmos as suas implicações simbólicas, como por exemplo, o caso de um indiano que após visitar a Inglaterra, contou na volta aos seus amigos que os britânicos adoravam animais, pois viu inúmeros leões, águias e bois nas velhas igrejas, contudo, ele desconhecia o simbolismo, pois se tratava da representação dos evangelistas.
JUNG, Carl G. O Homem e os seus Símbolos. 2º edição. Rio de Janeiro: HarperCollins, 2016. (Adaptado)
Após a leitura dos excertos apresentados analise as afirmativas a seguir:
I. A criação de uma simbologia está relacionada a condição humana de sintetizar algum conhecimento baseado em sua observação dos ciclos da natureza e das criaturas e coisas que o rodeiam fazendo correlações entre o subjetivo e o concreto.
II. Ao tratar do estudo da arte rupestre podemos considerar que as imagens poderiam ser usadas além do conceito de mera decoração ou expressividade contemplativa, visto que a mentalidade humana na época não era regida pela racionalidade da qual estamos acostumados atualmente.
III. A postura da humanidade na contemporaneidade ainda se mantém baseada na construção e utilização da simbologia como uma forma de regrar os seus valores e crenças, como também para afirmar status e funções específicas, podendo ser identificado algumas atribuições mágicas nos símbolos.
IV. Os símbolos fazem parte da primeira manifestação estética e artística da humanidade, de modo que era desenvolvido um certo nível de fetichismo sobre os desenhos, pois associavam o desenho à coisa ou criatura que foi representada, atando-as em um elo mágico onde representação e representado eram um só.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
A respeito dos símbolos e de sua funcionalidade e representação para a humanidade é possivel inferir que esta correto o que se afirma nos expostos: II e III.
Qual a importancia dos símbolos na atualidade?
É certo que os símbolos eram muito usados na antiguidade, como por exemplo a pintura rupestre. Porém, esses símbolos são importantes para a nossa atualidade também.
Como descrito no texto um, utilizamos imagens como forma de adoração e essas são consideradas expressões artisticas de símbolos. Não desenhamos mais em paredes para demonstrar nossa história, mas tiramos fotos.
Além disso, diversas marcas são reconhecidas por seus desenhos representativos, por exemplo, um M dourado de Mc Donald's. Além disso, temos os que perpetuam, por exemplo a imagem da cruz que vem sendo o símbolo das igrejas mesmo despois de 2mil anos.
As alternativas II e III estão corretas por esses motivos. Mais do que uma pintura na parede, a expressão rupestre contava a história de um povo. E aindo utilizamos simbolos para regrar os valores e crenças da humanidade, pois é altamente recriminado pelos cristãos colocar uma cruz de cabeça para baixo, por exemplo, esse simboliza o oposto da igreja.
Porém, os símbolos não eram conectados e se transformavam em um só com o seu criador, como exposto no IV, por isso é falsa. Exatamente como a I, essas expressões vão além do subjetivo com o concreto, de uma simples representação, é sobre fundamentos da cultura de um povo.
Entenda mais sobre símbolos em: https://brainly.com.br/tarefa/6330393
#SPJ1