Tema : Conciencia negra
CONTEXTUALIZAÇÃO OU INVESTIGAÇÃO DO TEMA. ( DESCREVA BREVEMENTE O QUE FOI INVESTIGADO)
Insira sua resposta
6.
DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE IDEIAS( DESCREVA BREVEMENTE SUGESTÕES)
Insira sua resposta
7.
CRONOGRAMA ( QUANTO TEMPO/PRAZO PRA EXECUTAR O PROJETO VOCÊ GASTARIA?)
Insira sua resposta
8.
EXECUÇÃO (DESCREVER PASSO A PASSO COMO FARIA O SEU PROJETO) COLOCAR EM PRÁTICA.
Soluções para a tarefa
Consciência negra é um termo que ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, em razão da luta de movimentos sociais que atuavam pela igualdade racial, como o Movimento Negro Unido. O termo é, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana, que foi trazido à força e duramente escravizado por séculos no Brasil. É o símbolo da luta, da resistência e a consciência de que a negritude não é inferior e que o negro tem seu valor e seu lugar na sociedade.
o que e ?
Muitas pessoas, erroneamente, dizem que não se deve celebrar a consciência negra, e sim a consciência humana. Isso, no entanto, é uma ideia que pode até ter surgido com boas intenções, mas acabou prestando um desserviço à luta contra o racismo e a favor da igualdade racial. Historicamente a sociedade sustentou-se por meio de uma relação desigual entre pessoas por vários fatores. Os principais fatores de desigualdade são:
gênero;
cor da pele;
sexualidade;
condição socioeconômica.
Tradicionalmente os espaços de poder da sociedade são reservados a homens héteros, cisgênero, brancos e ricos. Mesmo nas chamadas microrrelações, nas pequenas relações de poder cotidianas, a tendência é que:
o homem tenha mais poder e privilégio social em relação à mulher;
os héteros também o têm em relação à população LGBTQ+;
os brancos também possuem esse privilégio e esse poder desproporcional em relação à população preta.
Isso evidencia, a partir de uma leitura materialista da história, que as relações sociais são desiguais e que é preciso corrigir essa distorção para que a sociedade evolua.
criação da consciência negra
O cérebro humano tem uma imensa capacidade plástica de se adaptar às situações e de moldá-las para que elas estejam de acordo com aquilo que o ser humano quer. Assim, o ser humano possui algo que talvez lhe seja único dentre os outros animais: consciência. O animal tem senciência, uma capacidade de se perceber no mundo a partir dos sentidos do corpo, da autoimagem, das necessidades corpóreas e até de sentimentos. No entanto, o ser humano se percebe como um ser no mundo que pode modificá-lo e que pensa na sua existência. Isso é o que a consciência nos garante: pensar a nossa existência e, com isso, nos fazemos enquanto seres viventes.
Explicação:
espero ter ajudado ♡