Física, perguntado por souzaedinaldo, 11 meses atrás

Tarefa 3: Fenômenos de Transporte
“Uma estrada é construída para permitir o tráfego em qualquer condição climática. No Brasil isto é essencialmente verdade nas estações chuvosas, onde ocorrem alagamentos.
A movimentação de terras provocada pela construção das estradas interfere no processo de escoamento natural da água existente no terreno cortado pela estrada.
Os sistemas de drenagem devem, então, ser construídos para encaminhar as águas de chuva para fora da plataforma da estrada (evitando alagamentos e saturação de maciço).
As águas podem causar inúmeros problemas nas estradas, dentre os quais:
• Erosões: plataforma, acostamento, taludes de corte e aterro, pontos de intersecção greide - terreno natural (offset), divisas de faixas de domínios e dos talvegues cortados;
• Alagamentos que impedem o tráfego de veículos;
• Redução da coesão dos solos e instabilidade dos taludes;
• Redução da capacidade de suporte do maciço terroso;
• Rupturas no pavimento.
Um bom sistema de drenagem deve ser adequadamente dimensionado e bem localizado”.
Visando evitar problemas causados pelas águas da chuva na estrada a ser construída, considere que nas proximidades do rio está sendo planejada a construção de um trecho da estrada apresentando
certa declividade. Desse modo, em dias chuvosos, a água poderá escoar para canaletas próximas ao acostamento, seguir para um duto de concreto de 200 mm de seção circular e escoar no rio.
Considere um trecho desse duto com início em um ponto localizado a 12 metros acima do nível do solo e que nesse ponto a velocidade de escoamento da água é de 18 Km/h a pressão dentro do duto é de 200 kPa. Em um outro ponto, no nível do solo, a velocidade é 54 Km/h.
Estime a pressão na seção ao nível do solo, considerando uma situação cujos efeitos de atrito sejam desprezados e g = 9,8 m/s². (Atenção: Apresente todos os cálculos).

Soluções para a tarefa

Respondido por mariavicfll
0

A PERGUNTA ESTA MUITO CONFUSA

Perguntas interessantes