Tanto o conjunto de vasos do sistema cardiovascular quanto o do linfático podem ser afetados por doenças que os obstruem. Quais são as doenças e o que elas podem causar?
Soluções para a tarefa
Ocorre quando o depósito de gordura nas artérias torna as paredes do vaso duras e mais grossas. Isso pode restringir o fluxo de sangue, resultar em um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
Acidente vascular cerebral (AVC)Acontece quando um vaso sanguíneo que abastece uma parte do cérebro é bloqueado por um coágulo, o que provoca falta de oxigênio na região da cabeça. Os sinais de um acidente vascular cerebral incluem dor de cabeça, tontura, fala arrastada e perda da função motora.
Pressão altaComo o coração bombeia o sangue através das artérias, cria-se uma pressão que pode ser medida. A pressão arterial elevada costuma ocorrer quando as artérias ficam entupidas ou menos flexíveis, mas também pode ser causada fatores como obesidade, diabetes e outras doenças metabólicas.
ArritmiaÉ uma condição que leva o coração a bater de forma irregular. A maioria das arritmias não são perigosas, enquanto outras são muito graves e podem levar à parada cardíaca súbita, uma forma de ataque cardíaco. Essas formas graves requerem tratamento médico constante.
Defeito congênitoUm defeito congênito no coração é um problema que ocorre no desenvolvimento do sistema cardiovascular e está presente desde a formação do bebê. Há uma grande variedade de condições que se enquadram nessa categoria. Muitas delas podem ser reparadas cirurgicamente após o nascimento.