Sobre o sistema respiratório, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A respiração fisiológica em repouso depende de vários músculos respiratórios. Como exemplo, pode-se citar, além do diafragma, os músculos intercostais internos e externos, os quais atuam respectivamente na inspiração e na expiração, bem como os músculos abdominais (oblíquo interno, oblíquo externo, reto e transverso do abdome), os quais atuam na expiração.
A inspiração é assegurada apenas pela contração dos músculos abdominais. Tal contração faz com que a pressão intratorácica diminua, predispondo a entrada do ar a favor do gradiente de pressão, ou seja, de onde ele está em maior pressão (na atmosfera) para onde está em menor pressão (nos pulmões).
Se a inspiração ou a expiração forem forçadas, outros músculos respiratórios passam a agir (durante o exercício físico ou em caso doença respiratória). Assim, os músculos intercostais externos e alguns músculos do pescoço (como o esternocleidomastoideo e os escalenos) passam a atuar na inspiração forçada e os músculos intercostais internos e os músculos abdominais passam a atuar na expiração forçada.
A respiração bucal pode ser causada pela hipertrofia das tonsilas linguais, as quais aumentam de tamanho, passam a ser chamadas de adenoide e impedem que o ar passe da porção nasal para a porção oral da faringe.
Os pulmões são revestidos por uma dupla membrana de tecido conjuntivo chamada pleura. Essa membrana é análoga, em termos funcionais, à fáscia muscular e ao pericárdio, uma vez que uma de suas funções é proteger os pulmões, assim como as estruturas citadas acima protegem os músculos e o coração, respectivamente. A pleura é constituída por duas membranas de tecido conjuntivo. A que fica em contato com o pulmão é chamada de pleura parietal ou pulmonar; a que mantém contato com a parede do tórax é chamada de pleura visceral.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
alternativa a né claro
Perguntas interessantes