Geografia, perguntado por Bifedefigado, 1 ano atrás

Sobre o processo de independência dos países da América Central, inclusive de Cuba e Panamá, qual foi a posição tomada pelos Estados Unidos? Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
38
Após a Revolução Cubana, dois anos depois os Estados Unidos, romperam as conexões diplomáticas que perduravam desde o início do século XX.

Fidel promoveu uma Revolução Comunista e implementou o Socialismo dentro de Cuba, e, junto alguns países da América Central, relações com o império Soviético foram fortalecidas, o que no meio da Guerra Fria, onde Estados Unidos E URSS competiam a supremacia entre Capitalismo x Socialismo, gerou grande tensão, fazendo assim com que os EUA criasse um plano para derrubar o governo de Fidel Castro.

Dessa maneira, este episódio firmou as relações concretas entre os países da América Central (encabeçados por Cuba) com a União Soviética, e, vale ressaltar um fato histórico importante que culminou de vez a posição radical entre Estados Unidos e  Cuba, foi o episódio da Crise dos Mísseis, que culminou na expulsão do país governado por Fidel da Organização dos Estados Americanos a OEA.
Perguntas interessantes