Sobre o fim da Guerra Fria, pode-se afirmar que:
a) Com o fim da bipolarização entre capitalismo e o socialismo, as diferenças econômicas e so- ciais entre os países ricos e países pobres terminaram, havendo uma hegemonia do capitalis- mo, que busca desenvolver o princípio da igualdade.
b) A Nova Ordem Mundial assinala o fim da bipolaridade entre União Soviética e Estados Uni- dos. Contudo, inicia-se uma nova guerra contra o terrorismo cujo principal objetivo é trazer a possibilidade de uma abertura de diálogo entre as grandes potências mundiais e os países periféricos.
c) Após a Guerra Fria, surge uma nova lógica internacional, com novos blocos econômicos re- gionais; Japão, União Europeia e China destacam-se como centros políticos e econômicos de poder. Além disso, a nova divisão internacional evidencia, sob o crivo econômico, a distinção entre os países do Norte desenvolvido e do Sul subdesenvolvido.
d) Está cristalizada a divisão Norte–Sul, sendo impossível nação subdesenvolvida tornar-se de- senvolvida e vice-versa.
Soluções para a tarefa
LETRA C
Com o esfacelamento da União Soviética e o fim da Guerra Fria, uma nova organização mundial estabeleceu-se. O Japão colocou-se, a princípio, como segunda potência, mas perdeu o posto para a China. A União Europeia consolidou-se como um bloco de grande potência econômica e política. A nova divisão entre ricos e pobres foi baseada no modelo Norte–Sul.
Com o Fim da Guerra da Fria surge uma nova lógica internacional, com novos blocos econômicos: Japão, União Europeia e China. ( alternativa c)
Durante a Guerra Fria mundo vivia uma bipolaridade, tinha-se como duas potências mundiais os Estados Unidos e a União Soviética. Após a Guerra Fria e o declínio do socialismo, sistema político da União Soviética, o capitalismo tomou força e o mundo passou a ter novas organizações políticas.
Distintos centros de poder começaram exercer influência nos âmbitos político, econômico e militar, tornando assim um mundo multipolar, gerando a Nova Ordem Mundial.
A Nova Ordem Mundial está relacionada as hierarquias de poder político e econômico internacionais. Atualmente estamos inserido em um mundo multipolar, que possui mais de duas supremacias.
Tem-se os Estados Unidos como principal potência militar, econômica e política. No âmbito econômico, o Japão ocupa a posição de segunda potência mundial. A Europa é considerada potência econômica devido ao sucesso da União Europeia, como principal bloco econômico do planeta.
Para mais informações, acesse:
O que é mundo unipolar, bipolar e multipolar: brainly.com.br/tarefa/12777917#:~:text=Por%20fim%2C%20mundo%20multipolar%20%C3%A9,o%20caso%20do%20mundo%20bipolar.