História, perguntado por filipeneris, 1 ano atrás

Sobre o conceito de classes sociais na perspectiva marxista, pode-se afirmar que: I. Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades. II. De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história, conforme a dinâmica dos modos de produção. III. As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo. IV. A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia. V. A afirmação “a história da humanidade é a história das lutas de classes” expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
264
Olá,

 Segue em ordem a reposta para esta questão:

  V- V- F- V- V (A terceira é a única incorreta)

  Marx define as classes sociais observando a forma como o capitalismo age em nossa cultura e economia, sendo assim ele mostra os aspectos importantes de cada classe social e como elas se organizam no território espaço-social.

   No capitalismo as classes sociais são bem definidas e ocorrem devido a oposição dos grandes burgueses e do capitalismo. Por isso para este sociólogo, o regime socialista seria a solução para diminuir as desigualdades sociais encontradas.


Perguntas interessantes