Sobre mitos, assinale a(s) alternativa(s) correta(s): *
A )Os mitos são tentativas de explicação de de certas realidades e fenômenos.
B)Os mitos são histórias falsas e tolas que revelam o quanto a humanidade não sabia de nada.
C)Os mitos dos vários povos apresentam algumas coincidências.
2 )Sobre a noção de alegoria assinale a resposta correta: *
A )A alegoria é uma espécie de história religiosa dita apenas para os iniciados nos mistérios de um culto ou seita.
B) A alegoria pode ser considerada um mito. Ela nada mais é que uma história fantasiosa que é utilizada a fim de se tentar dar um sentido à experiência humana.
C)A alegoria é uma história literal, ou seja, ela visa descrever os acontecimentos tais como de fato ocorreram.
D)A alegoria é uma espécie de grande metáfora: um jeito de falando uma coisa querer dizer, na verdade, outra.
3 )Sobre a alegoria da Caverna, assinale a(s) alternativa(s) verdadeira(s): *
A )A Alegoria da Caverna é uma grande metáfora a respeito da condição humana na tentativa de superar a ignorância.
B)A prática de prender pessoas em caverna na Grécia antiga era uma punição bastante comum, relacionada, sobretudo, a crimes de homicídio.
C)A adaptação do prisioneiro que sai da caverna e vai ao mundo real é bastante dura.
4) Sobre a alegoria da Caverna, assinale a(s) alternativa(s) verdadeira(s): *
A ) A alegoria é uma história que visa contar fatos de modo literal.
B) A arma pela qual o prisioneiro se livra de seus grilhões pode ser interpretada como a filosofia.
C) A Alegoria da Caverna não tem um significado limitado ao tempo em que foi escrita; isto é, hoje, mesmo com todo avanço científico e tecnológico, ela ainda pode ser considerada de algum modo uma boa metáfora para descrever a condição humana.
5Sobre a alegoria da Caverna, assinale a(s) alternativa(s) verdadeira(s): *
A) A ideia de que as pessoas permanecem presas à ignorância mesmo quando a elas é apresentada a verdade é uma interpretação possível da Alegoria da Caverna.
B) O prisioneiro que inicialmente se libertou volta à caverna e é muito bem recebido.
C) Podemos pensar que a história de grandes cientistas - como Galileu - são identificáveis à Alegoria da Caverna: apresentaram novas concepções de mundo e foram rejeitados pela sociedade.
¨6 Sobre mitos, assinale a(s) alternativa(s) correta(s): *
A) O mito pode ser considerado como uma forma de conhecimento, na medida em que visa dar sentido a uma certa questão e orienta a conduta das pessoas.
B) Os mitos de cada povos são absolutamente diferentes uns dos outros.
C) A filosofia tem seu surgimento a fim de criticar o mito, considerado como uma forma de explicação não persuasiva e problemática.
7) Sobre mitos, assinale a(s) alternativa(s) correta(s): *
A) Mitos são histórias ("narrativas") que descrevem como seres sobretunaturais criam o mundo, os animais, os homens, estabeleceram os costumes, leis e a estrutura da sociedade.
B) Mitos não tem nada que ver com religião.
C) Os mitos revelam aspectos das sociedades que os produziram.
Sobre mitos, assinale a(s) alternativa(s) correta(s): *
A) A filosofia é, fundamentalmente, o mesmo tipo de discurso (pensamento) que o mito, não dele se diferenciando.
B) A mitologia é um conjunto de histórias muito interessantes, mas não mais que isso. C) A partir delas não é possível saber nada sobre a sociedade que a criou.
D) Os diferentes mitos explicam vários elementos da sociedade e também apresentam lições de moral. Por exemplo, o mito do Minotauro e a interdição da zoofilia.
8) Sobre Xenófanes, assinale a(s) alternativa(s) correta(s): *
A) Xenófanes elabora uma importante crítica aos mitos.
B) Xenófanes manifesta em sua obra bastante concordância com os pontos de vista dos poetas clássicos Homero e Hesíodo.
C) Segundo Xenófanes, os deuses parecem copiar e espelhar o comportamento dos seres humanos. Como fomos criados por eles, isso é algo completamente razoável de se entender.
8 Sobre Xenófanes, assinale a(s) alternativa(s) correta(s): *
A) Xenófanes escreve em prosa.
B) Segundo Xenófanes, o comportamento dos deuses é virtuoso e exemplar.
C) Para Xenófanes, os deuses são uma projeção do comportamento dos próprios povos que os criaram.
9) Sobre Xenófanes, assinale a(s) alternativa(s) correta(s): *
A) Podemos considerar o discurso de Xenófanes filosófico na medida em que ele direciona uma crítica argumentada aos mitos.
B) Em seus versos Xenófanes se vale de um argumento hipotético, isto é, ele imagina como seriam os deuses dos bois, cavalos e leões.
C) Ao citar trácios e egípcios, Xenófanes reforça seu argumento segundo o qual os deuses são projeções ou criações dos povos: os deuses de cada povo se assemelham ao povo que os criou.
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1) letra a
Explicação:
foi a única q eu soube,pq eu estou no 6 ano
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