Sobre essa tecnologia, Gutenberg comprovou sua funcionalidade quando,
determinou que os caracteres minúsculos ficariam na parte baixa do equipamento, dando origem ao termo "caixa baixa" e "CAIXA ALTA", utilizados na escrita até os dias de hoje.
utilizou um prato de platina para comprimir o papel sobre a prensa de impressão.
desenvolveu vários moldes móveis, facilitando o processo de impressão, podendo variar com mais rapidez os caracteres que iriam compor as página.
imprimiu cerca de 200 bíblias, em latim e com letras góticas, imitando a caligrafia dos antigos escritores.
Soluções para a tarefa
Olá!
A prensa tipográfica inventada por Johannes Gutenberg na Idade Média foi a tecnologia que permitiu e impulsionou a divulgação de informações. A invenção de Gutenberg surgiu a partir de sua vontade de produzir livros em grande escala, visto que na época todos os livros eram manuscritos e, em sua maioria, de cunho religioso.
Em sua prensa, o pergaminho era colocado em cima dos caracteres e era pressionado por um prato de platina. Após a prensa, os caracteres eram retirados e organizados para a impressão da próxima página. De fato, o termo "caixa alta" veio da organização tipográfica da máquina, visto que os caracteres maiores ficavam no topo e os minúsculos embaixo.
Apesar da invenção de Gutenberg não ter sido a pioneira, foi a que proporcionou maior mobilidade e resistência, tendo sua importância reconhecida após a impressão de 200 bíblias em latim e com letras góticas.
Logo, a alternativa correta é a letra D.
Espero ter ajudado!