Sobre as leis abolicionistas no Brasil, assinale a alternativa correta: *
1 ponto
A Lei do Ventre Livre, de 1871, dava liberdade aos filhos e filhas das escravas e também para suas mães, para que pudessem cuidar dos recém-nascidos.
A Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, aboliu a escravidão do território brasileiro.
As leis abolicionistas no Brasil foram frutos da organização social de negros e negras no Brasil, que tinham amplo apoio do poder imperial.
O Brasil foi o primeiro país da América a abolir a escravidão.
2. Sobre a figura heroica de Zumbi dos Palmares é correto afirmar: *
1 ponto
Foi o grande líder do quilombo Zumbi dos Palmares, que chegou a reunir cerca de 20 mil pessoas. Seu nome está escrito no “Livro de Aço” dos heróis nacionais.
Sua participação na história do Brasil foi pequena, Zumbi estava mais preocupado com as questões religiosas do seu povo.
Embora seja um líder pelo fim da escravidão no Brasil, Zumbi dos Palmares terminou sua vida trabalhando como funcionário público.
Após vencer as investidas contra o Quilombo dos Palmares, Zumbi iniciou sua vida política em todo o território nacional no século XVII e XVIII.
Soluções para a tarefa
Resposta:Espero ter ajudado. :)
Explicação:
Lei Áurea, oficialmente Lei n.º 3.353 de 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil. O processo de abolição da escravidão no Brasil foi gradual, e a Lei Áurea foi precedida pela Lei n.º 581 de 4 de setembro de 1850 (Lei Eusébio de Queirós), que proibiu a entrada de africanos escravizados no Brasil; pela Lei n.º 2.040 de 28 de setembro de 1871 (Lei do Ventre Livre),[2] que libertou todas as crianças nascidas de mães escravas a partir de então; e pela Lei n.º 3.270 de 28 de setembro de 1885 (Lei dos Sexagenários), que tornou livre todos os escravos com sessenta anos de idade ou mais.[3]
O projeto de lei prevendo a extinção da escravidão no Brasil foi apresentado à Câmara Geral, atual Câmara dos Deputados, pelo ministro da Agricultura da época, Rodrigo Augusto da Silva, em 8 de maio de 1888. Foi votado e aprovado nos dias 9 e 10 de maio, na Câmara Geral.[4] O projeto então foi enviado ao Senado Imperial, em 11 de maio, onde foi debatido nas sessões dos dias 11, 12 e 13 daquele mês. Ele foi votada e aprovado, em primeira votação, em 12 de maio, e então votado e aprovado, em definitivo, um pouco antes das treze horas do dia 13 de maio de 1888. No mesmo dia, foi levado à sanção da princesa imperial do Brasil Isabel de Bragança,[5] que, pela terceira e última vez, exercia a regência em nome de seu pai, o imperador Pedro II, que se encontrava em viagem ao exterior.[6] Às três horas da tarde do domingo de 13 de maio, dia comemorativo do nascimento de João VI de Portugal, a lei que aboliu a escravatura no Brasil foi enfim assinada no Paço Imperial por sua bisneta, Isabel, e pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva.
O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravidão.
Resposta:
1 : a segunda
2 : a primeira