Sobre as alterações cromossômicas, é incorreto afirmar que:
a) São responsáveis pela formação de indivíduos física ou psicologicamente anormais, ou mesmo inviáveis.
b) Podem acarretar padrões diferenciáveis de distúrbio do desenvolvimento, resultado de desvios patológicos do número e estrutura normais dos cromossomos humanos.
c) Radiações, drogas e vírus são agentes que podem induzir quebras cromossômicas e, assim, teriam particular importância nas alterações estruturais.
d) As causas genéticas e ambientais que poderiam originar essas alterações cromossômicas não são totalmente conhecidas.
e) As principais causas das alterações cromossômicas numéricas na população são provocadas por exposição a agentes como radiações, drogas e vírus
Soluções para a tarefa
A alternativa E) é a incorreta.
As alterações cromossômicas surgem em alterações estruturais dos cromossomos ou do núcleo celular, ou por perda de nucleotídeos, ou qualquer outro tipo de anormalidade envolvendo cromossomos.
As alterações estruturais nos cromossomos são causadas por alterações ou perdas nucleotídicas e as numéricas por diminuição ou excesso de cromossomos.
Ambos os tipos de alterações são fatais. Porém as mais comuns são as alterações numéricas, como a trissomia do vinte e um, que é o causador da síndrome de down.
Resposta:
A LETRA D esta incorreta
ExplicaçãO
A síndrome de Turner em 60 por cento dos casos é causada pelo monossomia do X, mas 40 por cento restantes, essa pode ser causada por mosaicismo, isocromossomo, cromossomo em anel e deleção do braço curto do x, todos com fenótipos semelhantes ao síndrome de Turner por momossomia.