SERES VIVOS POSIÇÃO NA CADEIA ALIMENTAR Fitoplâncton Camarão Peixes pequenos Peixe grande Lula Foca Orca Gaivota Pescador
Soluções para a tarefa
A Cadeia Alimentar é uma estrutura teórica na qual posicionamos os animais e seres vivos em geral, de modo a compreender o seu papel no meio ambiente, quando em relação aos outros.
Temos que, no exemplo citado, o seguinte ocorre:
O fitoplâncton é um produtor primário, ele é consumido pelo camarão, que é seu consumidor primário. O camarão, por sua vez, pode ser consumido pelos peixes pequenos, que se configurariam como consumidores secundários. Estes pequenos peixes podem, a qualquer momento, serem consumidos por peixes grandes, neste caso, consumidores terciários.
As lulas de maior porte são capazes de se alimentar de peixes grandes, ocupando o papel de consumidor quaternário. A foca é um animal capaz de se alimentar de peixes e lulas, se tornam um outro consumidor, neste caso. A orca se alimenta de focas, inclusive, o que a coloca ainda como consumidora também.
Os homens ocupam o topo da cadeia alimentar, e se alimentam de todos estes seres vivos, e a gaivota pode se alimentar de peixes, ou restos em decomposição, o que faz dela uma outra consumidora, com importante papel no processo de decomposição.