Ser um professor contemporâneo é um grande desafio, em especial, quanto às exigências curriculares interdisciplinares. A sustentabilidade ambiental é um destes temas interdisciplinares. Nesse caminho, a sociedade contemporânea é identificada pela marca do consumo e das compras. Essa lógica de pensamento reproduz uma educação e uma cultura do descartável, agravando os problemas ambientais. Disserte sobre a importância da educação ambiental como tema interdisciplinar na sociedade atual.
Soluções para a tarefa
Olá.
Como vai?
É fundamental preservar o meio ambiente para que a sociedade consiga ter uma qualidade de vida melhor, bem como preservar a nossa fauna e a nossa flora.
Muitas empresas inclusive já adotam práticas mais sustentáveis como forma de ajudar o planeta, o que é denominado Responsabilidade Social. Com isso, fabricam produtos mais ecológicos, como as sacolas de papel, fazem reciclagem, etc.
A educação ambiental é fundamental para a sociedade, visto a necessidade de preservar o meio ambiente para a vida da população.
Abraços!
A educação ambiental tem a função de mostrar e sensibilizar as pessoas de que somos parte do meio ambiente, deixando de lado a importância da natureza, da qual somos parte integrante. Consiste numa ação educativa durável, em que a comunidade tenha consciência de suas decisões e da atual realidade do nosso planeta. O papel do professor é de vital importância. Através dele, mudanças, práticas, estratégias e didáticas interdisciplinares são traçadas, promovendo um desenvolvimento integral e em equipe, criando métodos para o exercício prático da cidadania, sintetizando as dimensões do processo socioambiental. Partindo de um processo permanente, a educação ambiental consiste em um planejamento constante, refletindo a prática cotidiana numa aprendizagem significativa que conduzirá a mudanças no comportamento dos educandos e na sociedade, estabelecendo correlação com o meio ambiente, , aprendendo a pensar de forma crítica a importância de utilizarmos de forma adequada os recursos existentes.