Sendo a Língua um dos mais importantes componentes do universo comunicacional, torna-se imperioso dar-se o devido destaque à polêmica tese de que ela seja um organismo homogêneo, estanque, unificado, que admite apenas o modo normativo / oficializado de fala e escrita e desconsidera como corretas quaisquer outras possibilidades de expressão verbal - ou seja, as Variantes Linguísticas. Essa ideia, em si, é equivocada, dado o fato de a Língua ser, na realidade, um sistema dinâmico, vivo, em permanente estado de mudança e constante adequação a contextos. Trata-se também, de uma ideia excludente, pois assume como erradas a oralidade e a escrita de falantes e grupos sociais que destoem do padrão culto, (o chamado ‘Bom Português’) colaborando, assim, para a construção do preconceito linguístico, efeito que pode se ampliar e evoluir para uma escala maior e mais perniciosa: a do preconceito social. É notório que num país de dimensões continentais como o Brasil, as condições de aprendizagem e a qualidade do ensino diferem de região para região, sendo que peculiaridades e eventuais discrepâncias têm impacto direto na maneira como a Língua é ensinada e aprendida na escola, bem como no modo com que falantes de locais distintos se expressam. Mediante tais informações, reflita sobre as colocações relacionadas a seguir: I. O preconceito linguístico faz com que muitos indivíduos sejam estigmatizados socialmente por não se expressarem de acordo com a norma padrão da Língua. II. O falante que faz uso de Variações Linguísticas rejeita as regras gramaticais da Língua. III. No Brasil, as condições de aprendizagem e a qualidade do ensino, muito diferentes de região para região, interferem no tratamento que os falantes dão à Língua. IV. O preconceito linguístico ocorre pelo fato de a Língua ser entendida por muitos como um sistema homogêneo, impermeável a mudanças. De posse do conteúdo exposto e das afirmativas colocadas, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta correta:Letra D
Explicação: D) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Resposta: app1- prática e produção de textos
1) b) II e IV, apenas.
II. As escolhas verbais dos falantes, ou seja, as variações linguísticas não são irregularidades, mas sim, fenômenos que fazem parte da dinâmica natural da Língua e contribuem para a construção da identidade dos falantes, bem como do seu grupo social.
IV. Admitir que ocasionais distinções linguísticas são um mal a ser erradicado favorece a construção do preconceito linguístico, o qual amplia-se facilmente para um preconceito social de maiores proporções e consequências.
2) d) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
I. O preconceito linguístico faz com que muitos indivíduos sejam estigmatizados socialmente por não se expressarem de acordo com a norma padrão da Língua.
III. No Brasil, as condições de aprendizagem e a qualidade do ensino, muito diferentes de região para região, interferem no tratamento que os falantes dão à Língua.
IV. O preconceito linguístico ocorre pelo fato de a Língua ser entendida por muitos como um sistema homogêneo, impermeável a mudanças.
3 c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
I. Os indivíduos que articulam com eficiência a norma culta da Língua são claramente superiores em relação àqueles que não a dominam.
PORQUE
II. A Língua é um organismo vivo, dinâmico e plural, sujeita a constantes transformações.
4) d) II, III e IV.
II. Código é a linguagem estabelecida na comunicação entre locutores.
III. Canal é o meio pelo qual a Mensagem é transmitida.
IV. Remetente é a entidade transmissora da Mensagem