Segundo São Tomás de Aquino, de que modo poderão as realidades sensíveis auxiliar a razão humana e conhecer a existência de Deus?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Para São Tomás de Aquino, o princípio da causalidade, da ordenação das coisas e do primeiro motor móvel explicariam a existência de Deus. A partir desses princípios seria possível concluir que Deus é a causa de tudo que existe e de toda realidade.
São Tomás de Aquino
- União entre fé e razão.
- Filosofia escolástica.
- Defendia a ideia de predestinação.
- A fé era o único meio de conhecer a verdade, e a razão seria a forma de prová-la.
- Entende o homem como um animal social e político (influência de Aristóteles).
- O Estado deveria ser submetido à religião católica e à moral.
São Tomás de Aquino e as cinco vias para demonstrar a existência de Deus
Primeiro Motor: Aquino usa o conceito de Aristóteles para argumentar que se todo movimento tem uma causa, se regredirmos no tempo encontraremos o primeiro motor. Para Aquino, o primeiro motor seria Deus.
Todo fenômeno tem uma causa, e regredindo no tempo haveria uma primeira causa comum que originou todas as coisas. Esta seria Deus.
Baseia-se na ideia de necessidade de todos os seres, e que tudo na natureza é passageiro. Para que a necessidade e o finito exista, algo deve ser eterno. O eterno é Deus. Deus seria o primeiro ser e a origem de todas as necessidades.
Aquino parte da ideia de que todos os seres têm qualidades, e que para que seja assim, deve existir o parâmetro da perfeição. Esta perfeição é Deus.
O último ponto é o do propósito da natureza, ou seja, tudo que existe tem um propósito. Do contrário, haveria caos. Esse propósito seria determinado pela existência de Deus.
Leia mais sobre Filosofia Medieval: https://brainly.com.br/tarefa/22462209
#SPJ2