Pedagogia, perguntado por rhaphaelschp7fnqm, 10 meses atrás

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (BRASIL, 1998), "[...] por meio dos jogos as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar por analogia (jogos simbólicos): os significados das coisas passam a ser imaginados por elas. Ao criarem essas analogias, tornam-se produtoras de linguagens, criadoras de convenções, capacitando-se para se submeterem a regras e dar explicações. Além disso, passam a compreender e a utilizar convenções e regras que serão empregadas no processo de ensino e aprendizagem. Essa compreensão favorece sua integração num mundo social bastante complexo e proporciona as primeiras aproximações com futuras teorizações. Em estágio mais avançado, as crianças aprendem a lidar com situações mais complexas (jogos com regras) e passam a compreender que as regras podem ser combinações arbitrárias que os jogadores definem; percebem também que só podem jogar em função da jogada do outro (ou da jogada anterior, se o jogo for solitário)." Deste modo, entendemos que os jogos no ensino de matemática, podem ser uma boa ferramenta nas mãos dos professores de matemática para facilitar o processo de ensino e aprendizagem desta disciplina. Sabendo sobre o uso dos Jogos e seus benefícios nas aulas de matemática, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:

Parâmetros Curriculares Nacionais; Matemática Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC / SEF, 1998.

I. A participação em jogos individuais representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para a criança.
II. Um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer.
III. Por meio de jogos, é possível desenvolvermos no aluno, além de habilidades matemáticas, a sua concentração, a sua curiosidade, a consciência de grupo, o coleguismo, o companheirismo, a sua autoconfiança e a sua autoestima.
IV. Para que o nosso aluno seja preparado para exercer a cidadania dentro de um contexto democrático, é imprescindível que ele desenvolva determinadas competências que certamente só podem ser oferecidas pelos jogos.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, F, V.

Alternativa 2:
V, V, F, V.

Alternativa 3:
F, V, V, F.

Alternativa 4:
F, V, F, V.

Alternativa 5:
V, V, V, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por dandafbr
1

Eu acho q a alternativa 3 é a correra. O vcs acham?


ceduardomec: acho que isso tb FVVF
dandafbr: obgdo
Respondido por viniciusrm19
1

Alternativa 5:

V, V, V, F.

Dentre as opções, somente a opção IV encontra-se incorreta, pelo fato de que os jogos representam uma importante atividade pedagógica, todavia não são os únicos instrumentos de efetivação do exercício da cidadania.

Na verdade, devem ser alinhados com outras práticas pedagógicas, para que o aluno se torne capaz de se desenvolver em todas as áreas como pessoa ( cognitiva, emocional, moral e social para a criança).

Perguntas interessantes