Segundo Oliveira (2011) o educador é um dos maiores responsáveis pela transmissão de conhecimentos. Quando essa transmissão de conhecimentos se faz de forma objetiva e construtiva, a educação se torna uma ferramenta com o poder de definir os anseios de liberdade e de escolhas para se chegar a um ideal com regras e respeito na sociedade vigente. A escola é um ambiente propício para a formação das ações do caráter intelectual, físico, social, emocional do indivíduo. Diante da afirmação, realizaremos um estudo de caso sobre um centro de educação infantil da região noroeste, situado em uma localidade de alto índice de vulnerabilidade social, onde grande parte são pessoas que trabalham e precisam que seus filhos estejam na escola ou de pais que se encontram desempregados, sem escolarização formal, com a organização familiar totalmente desestruturada. Entretanto suas crianças estão asseguradas dentro deste espaço educativo, Centro de Educação Infantil. Ao realizarmos a leitura deste caso, observamos que são inúmeros os fatores que permeiam os desafios para o desenvolvimento destas crianças, sendo assim se faz necessário uma organização de currículo que atenda em sua integralidade a demanda existente.
De acordo com os nossos estudos como podemos organizar um programa de atendimento para garantir a essas crianças um desenvolvimento integral?
Soluções para a tarefa
O programa de atendimento deve auxiliar as crianças em seu desenvolvimento, ou seja potencializar o saber e organizar as possíveis falhas, de modo que o contato entre as crianças e o sistema escolar, seja uma forma positiva de evidenciar cada uma das questões que elas possuem, tendo um caráter formador.
Como o programa de educação integral deve atuar?
A educação integral tem um papel de grande importância para a sociedade, e, até mesmo para a inclusão do aluno nas questões que vão além do processo de aprendizagem entre aluno x professor.
Por fim, esse programa deve ser composto por etapas que irão acompanhar o aluno ao longo da sua formação, considerando métodos e outros aspectos.
Mais sobre o currículo escolar:
https://brainly.com.br/tarefa/20473569
#SPJ1
Resposta: Vemos como a oferta ainda é insuficiente e desigual. Temos que criar novas vagas, e sabemos os que tipo de educação estamos oferecendo às nossas crianças. Ampliar o atendimento, precisamos também garantir a qualidade do serviço. Uma boa educação infantil é importante para o desenvolvimento saudável da criança e está associada a maiores níveis de sucesso acadêmico e profissional e redução de desigualdades sociais.
Por isso, precisamos garantir que as instituições de educação infantil brasileiras tenham profissionais qualificados, práticas pedagógicas enriquecidas, espaço físico e materiais apropriados. Investimento na formação dos professores e no monitoramento da qualidade do atendimento deve ser prioridade. Trabalhar para diminuir as dificuldades de comunicação entre as escolas e as famílias também é fundamental. Para tanto, contamos com algumas frentes de trabalho:
Mapear parâmetros de qualidade para a educação infantil
Buscar políticas educacionais inspiradoras
Colaborar com a implementação da BNCC
Conhecer as demandas das famílias brasileiras
Explicação: