Segundo Massaud Moisés (A literatura portuguesa, p.24): “A lenda, até então de cunho nitidamente pagão, cristianiza-se, passando seus principais símbolos (o escudo, o Vaso, a Espada) a assumir valor místico. Com isso, em vez de aventuras marcadas por um realismo profano, tem-se a presença da ascese”. É correto afirmar que a citação remete-nos:
A - Aos textos exemplares das novelas de cavalaria, mais especificamente à Demanda do Santo Graal
B - Aos textos medievais e profanos clássicos, mais especificamente à Abelardo e Heloisa
C - Aos textos medievais de caráter profano, mais especificamente à Demanda do Santo Graal
D - Às aventuras profanas em textos pagãos, mais especificamente à Demanda do Santo Graal
E - Aos textos bíblicos do pós-renascimento, mais especificamente Lusíadas
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É correta a alternativa A.
O que o trecho descreve é a confluência literária portuguesa das lendas medievais, que remontam às práticas guerreiras antigas, que remontam ao paganismo, com seus símbolos e modelos narrativos, com a adesão dos portugueses ao Cristianismo, de modo que os elementos básicos daquelas histórias de cavalaria, "coloridos" pelo Cristianismo, passam a ser uma literatura nova.
A busca pelo Santo Graal é um exemplo claro disto na medida que é uma história de modelo pagão (a ideia da santidade contida em um objeto físico é, ela mesma, dogmaticamente idólatra e tradicionalmente pagã) que é transposta para a emergente cultura cristã.
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