Segundo "maquiavel" o que são os homens?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para Maquiavel, homens são ingratos, volúveis, fingidos e dissimulados.
Explicação:
Maquiavel nos ensina que não podemos nos iludir pelas falsas expectativas, idealizadas, que não têm relação com a realidade. O homem é o que é, não o que poderia ser, não o que seu potencial indica, mas o que sua história comprova. O homem não é bom ou mau em si mesmo, suas ações o fazem bom ou mau diante das circunstâncias, mas o critério para decidir e avaliar as ações e os resultados obtidos está no próprio sujeito. E as ações apenas são boas se atingem o objetivo esperado, isso é ser pragmático consequencialista.
Maquiavel fala como um príncipe deve agir diante das situações
Como um príncipe deve agir diante de outros governantes e do seu próprio povo? É melhor ser amado ou temido? Crítico ou plausível? Em "O Príncipe", obra relançada nesta semana com nova tradução pelo selo Penguin-Companhia, o escritor e pensador italiano Nicolau Maquiavel (1469-1527) defende que é bem mais seguro ser temido que amado, porque, de um modo geral, os homens são ingratos, volúveis, fingidos e dissimulados.
"Assim, enquanto o príncipe agir com benevolência, eles se doarão inteiros, lhe oferecerão o próprio sangue, os bens, a vida e os filhos, mas só nos períodos de bonança, como se disse mais acima; entretanto, quando surgirem as dificuldades, eles passarão à revolta, e o príncipe que confiar inteiramente na palavra deles se arruinará ao ver-se despreparado para os reveses", explica.