Biologia, perguntado por luigigomesdesousa, 4 meses atrás

se alguem me ajudar vou dar 99 pontos
3 faça uma tabela que indique a função das seguintes estruturas das células:ribossomo,mitocôndria,membrana plasmática,lisossomo,retículo,endoplásmatico e complexo golgiense

Soluções para a tarefa

Respondido por joaovitin13
1

Resposta:

Explicação:

FUNÇÕES CELULARES :

- Ribossomos: Sendo as organelas que atuam na síntese de proteínas ;  

- Mitocôndria: A organela que atua na geração de energia;

- Membrana plasmática: Funcionando como o fator que determina características específicas como: a estrutura, proteção, interação com o meio e etc;  

- Lisossomos: As organelas que atuam na degradação de substâncias como a digestão intracelular.  

- Retículo endoplasmático: É a organela específica que atua diretamente na síntese de moléculas.

- Complexo de Golgi: Acaba produzindo a secreção de vesículas projetando o direcionamento de proteínas.

ESPERO TER AJUDADO !

Anexos:

luigigomesdesousa: obg
joaovitin13: dnd
joaovitin13: :)
Respondido por romaod107
0
Resposta:
Organelas celulares
As organelas celulares são estruturas encontradas no interior do citoplasma da célula que realizam diversas atividades vitais.


As organelas celulares estão localizadas no citoplasma da célula
No citoplasma da célula, são encontradas estruturas denominadas de organelas celulares que desempenham importantes funções relacionadas com a sobrevivência da célula. Entre as organelas celulares existentes, podemos citar a mitocôndria, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, os peroxissomos, os plastídios e os vacúolos.

→ Mitocôndrias


São organelas de formato esférico ou alongado que se destacam por sua capacidade de produzir energia para a célula na forma de ATP. Essas estruturas possuem cerca de 0,5 µm de largura, aproximadamente 10 µm de comprimento e dupla membrana característica, o que possibilita a diferenciação de seu interior em dois compartimentos distintos.

Entre uma membrana e outra da mitocôndria, é possível identificar o espaço intermembranoso. Já o compartimento delimitado pela membrana interna é chamado de matriz mitocondrial. Essa membrana interna também se destaca por formar a chamada crista mitocondrial, que aumenta a superfície de contato da organela.

→ Ribossomos


Os ribossomos são organelas formadas por duas subunidades, uma maior e uma menor, compostas por RNA ribossomal e proteínas. A função dessa organela celular é ligar aminoácidos para a síntese das proteínas necessárias para determinado organismo.

→ Retículo endoplasmático

O retículo endoplasmático é uma organela membranosa que forma uma espécie de rede complexa. Em algumas porções dessa estrutura, é possível observar a presença de ribossomos aderidos, sendo essa região denominada de retículo endoplasmático granular ou rugoso. Nas porções em que não há ribossomos na membrana, a denominação correta é retículo endoplasmático agranular ou liso.

Várias funções podem ser atribuídas ao retículo endoplasmático. O granular é mais associado com a produção de proteínas, e o agranular relaciona-se com a produção de esteroides e de fosfolipídios e com a neutralização de substâncias nocivas. Nas células musculares, onde recebe o nome de retículo sarcoplasmático, essa organela relaciona-se com a contração muscular.

→ Complexo golgiense

O complexo golgiense é uma organela formada por várias vesículas achatadas e distribuídas uma sobre as outras (empilhadas). Como função dessa organela, podemos citar modificações pós-tradução e empacotamento e endereçamento de moléculas.

→ Lisossomos

Trata-se de uma estrutura envolta por membrana que contém em seu interior mais de 40 enzimas relacionadas com a digestão intracelular. Apesar de estarem presentes em todos os tipos celulares, são encontrados em maior quantidade naqueles que realizam fagocitose, como algumas células de defesa do organismo.

→ Peroxissomos

O peroxissomo, organela esférica delimitada por membrana, é responsável por oxidar substratos orgânicos. Nessa reação, o peroxissomo produz peróxido de hidrogênio, que é quebrado no interior dessa organela pela catalase.

→ Plastídios

Os plastídios são organelas típicas das células vegetais. O plastídio mais conhecido é o cloroplasto, organela responsável pelo processo de fotossíntese e rica em clorofila, um pigmento que dá cor verde às plantas. Além dos cloroplastos, são exemplos de plastídios o cromoplasto e o leucoplasto.

→ Vacúolos de suco celular

Os vacúolos de suco celular, assim como os plastídios, são estruturas exclusivas das células vegetais. Eles são envoltos por membrana e possuem em seu interior um líquido denominado de suco celular. Os vacúolos realizam diversas funções, como a estocagem de produtos do metabolismo, a degradação de macromoléculas e a manutenção da rigidez dos tecidos vegetais.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Teste seus conhecimentos sobre este artigo
Fazer exercícios
Artigos Relacionados

Citoplasma
Quer conhecer mais sobre o citoplasma? Clique aqui e conheça as principais características do citoplasma e as funções por ele desempenhadas.

Cloroplasto
Clique aqui e conheça os cloroplastos, organelas presentes em células vegetais e das algas. Saiba quais são suas funções e como é sua estrutura

Complexo Golgiense
Clique aqui e compreenda em que consiste o Complexo de Golgi.

Complexo golgiense
Conheça mais a respeito do complexo golgiense clicando aqui. Neste texto abordaremos as principais características dessa organela e suas funções.

Célula eucarionte
Clique aqui e aprenda mais sobre a célula eucarionte. Confira as características dessa célula e entenda o que a diferencia da célula procarionte.






Explicação:
Bem foi isso que consegui entender mas,
Espero ter te ajudado

romaod107: Oi boa tarde olha me desculpe pelo texto grande tá bom
romaod107: Tchau
Perguntas interessantes